A APRENDIZAGEM POR TRANSMISSÃO, OU SEJA, VIA PROFESSOR-ALUNO, É IMPORTANTE, CONTUDO, MAIS DO QUE NUNCA É INDISPENSÁVEL UTILIZAR DIFERENTES MEIOS DE ENSINO, PROPONDO DESAFIOS AOS ESTUDANTES EM VIVÊNCIAS DE FAZER ALGO E PENSAR SOBRE O FAZER, PROPICIANDO-LHES TRABALHAR EM COLABORAÇÃO E DESENVOLVER A AUTONOMIA NAS TOMADAS DE DECISÃO. A APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE QUESTIONAMENTOS E EXPERIMENTAÇÕES É MAIS RELEVANTE PARA UMA COMPREENSÃO MAIS AMPLA E PROFUNDA (BACICH, 2017).
A FALTA DE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES PARA DAR SUPORTE AOS ESTUDANTES PARA QUE ELES POSSAM SE ENGAJAR, ASSIM COMO OS RECURSOS LIMITADOS PARA AJUDAR OS PROFESSORES NA CONDUÇÃO DESSA TAREFA, TEM SIDO IDENTIFICADO COMO AS MAIORES BARREIRAS PARA A INCLUSÃO DA ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO (VIEIRA, 2014).
NOS DIAS DE HOJE É INDISPENSÁVEL UTILIZAR DIFERENTES E NOVAS METODOLOGIAS NO ENSINO DE BIOLOGIA, PROPONDO DESAFIOS AOS ESTUDANTES, DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS QUE ADMITAM LIDAR COM AS INFORMAÇÕES E COMPREENDÊ-LAS A FIM DE ENTENDER O MUNDO E NELE AGIR COM AUTONOMIA (BACICH, 2017). NA BIOLOGIA ESTUDA-SE, DENTRE MUITOS CONTEÚDOS, ELEMENTOS DA GENÉTICA MOLECULAR COMO REPLICAÇÃO, TRANSCRIÇÃO E TRADUÇÃO, CONTUDO, ESSE ASSUNTO CONTÉM FENÔMENOS QUE MUITAS VEZES ESCAPAM À PERCEPÇÃO O QUE TORNA VITAL O AUXÍLIO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA UM MELHOR ESCLARECIMENTO DESSE CONTEÚDO, POR EXEMPLO, OS JOGOS DIDÁTICOS QUE DEVEM TORNAR A APRENDIZAGEM MOTIVADORA E DIVERTIDA.
OBJETIVANDO UNIR ELEMENTOS DO LÚDICO AO COGNITIVO, COM INTUITO DE AJUDAR NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ACERCA DO TEMA TRATADO UTILIZANDO O JOGO DADOS NUCLEOTÍDEOS COMO INSTRUMENTO FACILITADOR E INVESTIGAR SUA CONTRIBUIÇÃO PEDAGÓGICA. O TRABALHO CONSTOU NUMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ORGANIZADA EM 4 H/AULAS E APLICADA PARA 45 ALUNOS EM UMA TURMA DE 1° ANO DO ENSINO MÉDIO DA EREM PROFESSORA ABIGAIL GUERRA EM CORTÊS – PE.
. DIANTE DA REALIDADE QUANTO ÀS DIFICULDADES, APONTADAS ANTERIORMENTE, NO ENSINO DE GENÉTICA, O USO DO JOGO COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA VISA OFERECER O ESTÍMULO QUE FAVORECE O DESENVOLVIMENTO VERDADEIRO, ESPONTÂNEO E CRIATIVO DOS EDUCANDOS E POR PARTE DO PROFESSOR PERMITE AMPLIAR SUAS TÉCNICAS DE ENSINO (BARROS, 2004), INDICANDO SER UM ÓTIMO MEIO PARA ESTIMULAR UM ENSINO MAIS INOVADOR E UMA APRENDIZAGEM MAIS DINÂMICA E AUTÔNOMA NOS ESTUDANTES.