A PRESENTE PESQUISA REFLETE A RELAÇÃO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS COM A LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)/CAMPUS PIRIPIRI-PI, OBSERVANDO-SE OS DESAFIOS E REALIDADES DOS PROFESSORES FORMADORES PARA A PROMOÇÃO DO BILINGUISMO, LEVANDO EM CONTA ASPECTOS LINGUÍSTICOS DA LÍNGUA DE SINAIS E DA LÍNGUA PORTUGUESA. DIANTE DESSA VISÃO, AS DISCUSSÕES FORAM NORTEADAS PELA QUESTÃO-PROBLEMA: QUE DESAFIOS E REALIDADES OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM LETRAS PORTUGUÊS DA UESPI/CAMPUS PIRIPIRI-PI ENFRENTAM QUANTO AO USO DA LIBRAS PELO PROFESSOR FORMADOR? PARA ISSO, BUSCOU-SE VERIFICAR O PERFIL DOS PROFESSORES FORMADORES DENTRO DAS LICENCIATURAS EM LETRAS PORTUGUÊS; ENTENDER A RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE ESSAS DUAS LÍNGUAS E REFLETIR ACERCA DOS DESAFIOS QUE PERMEIAM A ATUAÇÃO DO PROFESSOR FORMADOR DE LIBRAS E DE LETRAS PORTUGUÊS. PARA AUXILIAR NA PESQUISA, UTILIZOU-SE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, DO TIPO ESTUDO DE CASO, ALÉM DO MÉTODO DA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, A QUAL FOI REALIZADA COM O COORDENADOR DO CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS DO CAMPUS, REFERENTE AO ANO DE 2018. O EMBASAMENTO TEÓRICO FOI FUNDAMENTADO EM RIBEIRO (2013), QUADROS (2004), GESSER (2009), LEI Nº 10.436/02 E O DECRETO Nº 5.626/05, ENTRE OUTROS. DESSA MANEIRA, OS RESULTADOS APONTAM SER IMPORTANTE A DIFUSÃO DA LIBRAS ATRAVÉS DE PRÁTICAS EXITOSAS DESENVOLVIDAS DENTRO DO CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS ATRAVÉS DA ATUAÇÃO DOS PROFESSORES FORMADORES EM LIBRAS COM UM OLHAR PARA O BILINGUISMO, SENDO NECESSÁRIO PARA ISSO UMA CONTÍNUA FORMAÇÃO DOCENTE PARA O USO DA LÍNGUA DE SINAIS E LÍNGUA PORTUGUESA.