ESTA PESQUISA FOI DESENVOLVIDA POR MEIO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIVIC-UEPB). A PESQUISA TEVE DURAÇÃO DE DOZE MESES, COM REFERENCIAL TEÓRICO DESENVOLVIDO EM ARTIGOS CIENTÍFICOS E LIVROS RELACIONADOS COM O TEMA. FORAM ENTREVISTADOS, VIA QUESTIONÁRIO, PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE MONTEIRO – PB SOBRE OS CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA DO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO EM QUE OS ALUNOS APRESENTAVAM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM E QUAIS COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA APROVADOS NO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO – 2018 HAVIAM SIDO ADOTADAS EM TAIS ESCOLAS. FORAM DUAS AS CATEGORIAS ANALISADAS NAS COLEÇÕES DE LIVROS TEXTO; UMA REFERE-SE À DISPOSIÇÃO E APRESENTAÇÃO DOS CONTEÚDOS E AS OUTRAS AS IMAGENS E SUAS QUALIDADES GRÁFICAS, DISPOSIÇÃO NO TEXTO E COERÊNCIA. AS AVALIAÇÕES FORAM REALIZADAS POR MEIO DE ALGUNS CRITÉRIOS, ONDE SE USOU ADJETIVOS DE ESCALA SEMÂNTICA. ATRAVÉS DAS ANÁLISES REALIZADAS NAS REFERIDAS COLEÇÕES DE LIVROS FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE AS MESMAS OFERECEM SUPORTE SATISFATÓRIO PARA OS DOCENTES E DISCENTES, APESAR DE APRESENTAREM RESSALVAS EM RELAÇÃO A ALGUNS CRITÉRIOS DE ANÁLISE. VERIFICOU-SE QUE REFERENTE AOS CONTEÚDOS ANALISADOS NÃO HÁ UMA OBRA SUPERIOR À OUTRA, PODENDO ATÉ SEREM COMPLEMENTARES.