RESUMO
DISCUTIR A PRESENÇA DE MULHERES NEGRAS NA EDUCAÇÃO, A PARTIR DA IMPLENTAÇÃO DA LEI 12.990/2014 NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA É UM DESAFIO SE CONSIDERARMOS QUE ESTAMOS TRATANDO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA DE AÇÃO AFIRMATIVA, NECESSÁRIA FRENTE A UMA SOCIEDADE AINDA COM FORTE RANÇO DE ATITUDES RACISTAS E SEXISTAS. PORTANTO, A PRESENTE PROPOSTA DE PESQUISA APRESENTADA PARA A SELEÇÃO DO MESTRADO DE AVALIAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ OBJETIVA PROBLEMATIZAR COMO UMA POLÍTICA PÚBLICA DE AÇÃO AFIRMATIVA COM RECORTE ÉTNICO-RACIAL IMPACTA NO QUE SE REFERE AO ACESSO A DETERMINADOS ESPAÇOS INSTITUCIONAIS E ALÉM DO REFERIDO RECORTE PERCEBER O MARCADOR DE GÊNERO COMO UM ELEMENTO IMPORTANTE DE INVESTIGAÇÃO. A EDUCAÇÃO É UM ESPAÇO QUE A POPULAÇÃO NEGRA PERCEBE COMO MEIO DE DESCONSTRUÇÃO DE UM SABER AINDA COLONIAL, LOGO INVESTIGAR A PRESENÇA DE MULHERES NEGRAS COMO PROFESSORAS SEJA EM SALAS DE AULA, SEJA EM CARGOS DE GESTÃO NOS PROVOCA A SABER QUEM SÃO ESSAS MULHERES, QUAIS PERCURSOS DE VIDA, PROFISSIONAL E SE DE FATO HÁ ESSA COMPREENSÃO DE UMA PRÁTICA PROFISSIONAL COTIDIANA POR UMA SOCIEDADE ANTIRRACISTA E ANTISEXISTA. DESSA LEITURA, COLOCA-SE EM EVIDÊNCIA UMA POLÍTICA PÚBLICA E SEU CUMPRIMENTO PELA INSTITUIÇÃO QUE REALIZA O CONCURSO PÚBLICO, ESSE OCORRIDO EM 2016 PARA DOCENTES, MATERIALIZANDO A GARANTIA DE 20% DAS VAGAS DESTINADAS A POPULAÇÃO NEGRA, QUANDO OFERTANDO A PARTIR DE TRÊS VAGAS.
PALAVRAS-CHAVES: EDUCAÇÃO; LEI 12.990/2014; MULHERES NEGRAS.