ESTE TRABALHO DISCUTE DADOS ORIUNDOS DA PESQUISA INTITULADA: DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DO ACOMPANHAMENTO DA APRENDIZAGEM DISCENTE COM FOCO NA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA, NO QUE TANGE A ANÁLISE DOS REGISTROS DA APRENDIZAGEM ELABORADOS PELOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL. PARA TANTO, ESTÁ SENDO REALIZADA UMA PESQUISA DE CARÁTER QUALITATIVO QUE INCLUI ESTUDOS TEÓRICOS, ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS UTILIZADOS PARA A ELABORAÇÃO DE REGISTROS DA PRÁTICA DOCENTE. AS ANÁLISES DOS DADOS TÊM COMO FUNDAMENTO TEÓRICO ESTUDOS DE PESQUISADORES COMO WEFFORT (2014), DE PAULA E WANDEMBRUCK (2013), HOFFMAN (2012), COSTA (2015) DENTRE OUTROS, QUE TRAZEM CONTRIBUIÇÕES SIGNIFICATIVAS SOBRE REGISTROS DE APRENDIZAGEM. DURANTE AS ANÁLISES, FICOU EVIDENCIADO QUE OS REGISTROS APRESENTAM LACUNAS NA SUA SISTEMATIZAÇÃO, POIS NÃO CONTEMPLAM SATISFATORIAMENTE VÁRIAS DIMENSÕES DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL, AOS QUAIS DEVERIA ENVOLVER ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO PLENO DA CRIANÇA COMO, POR EXEMPLO, OS RELACIONADOS A ORALIDADE, A FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL, A LINGUAGEM VERBAL, MATEMÁTICA, CORPORAL, ARTÍSTICA, A LINGUAGEM DA CULTURAL, DA NATURAL E SOCIEDADE. INDICAMOS QUE OS REGISTROS DA APRENDIZAGEM DISCENTE SE CONSTITUEM UM INDISPENSÁVEL INSTRUMENTO PARA O ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS.