A EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA (EC) SE CONTRAPÕE À CONCEPÇÃO DE UM ENSINO TÉCNICO E BUROCRÁTICO NA CONJUNTURA DE CAMPO, AGINDO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA MULTIDIMENSIONAL, QUE BENEFICIA ALUNOS, FAMÍLIAS E SOCIEDADE, POR MEIO DO OLHAR APURADO SOBRE A REALIDADE DE VIDA DO ALUNATO. O REFERENTE TEMA FOI DESENVOLVIDO A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PROGRAMA EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET – FAEC DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE. O PET-FAEC É DESENVOLVIDO EM PARCERIA COM CÁRITAS DIOCESANA DE CRATEÚS – CE EM ACOMPANHAMENTO AO PROJETO CONTEXTO NA REGIÃO DOS SERTÕES DE CRATEÚS-CE, QUE TRABALHA COM EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA PARA CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO BRASILEIRO. O PRESENTE TRABALHO DISPÕE-SE A IDENTIFICAR OS GANHOS PARA A FAMÍLIA COM A EC, ASSIM COMO COMPREENDER A RELAÇÃO FAMÍLIA, ESCOLA E COMUNIDADE, A VALORIZAÇÃO CULTURAL, O ESTIMULO A SUSTENTABILIDADE E AUTONOMIA. A PESQUISA OCORREU EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA NA COMUNIDADE DE AÇUDINHO –TAMBORIL – CE, EM QUE FORAM NOTADOS OS GANHOS NA FORMAÇÃO DO ALUNO, NO QUAL ABRANGE O COMPORTAMENTO, SUA PERSPECTIVA DE VIDA, IDENTIDADE E A RELAÇÃO FAMÍLIA E CULTURA. FUNDAMENTA-SE NOS ESTUDOS DE CASTRO (2015), MARTINS (2006), ARAÚJO E MENEZES (2007) EM QUE NORTEIAM O ENTENDIMENTO QUE A EC CORRELACIONA O CONHECIMENTO GERAL COM O LOCAL, POSSIBILITA A CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO, VALORIZAÇÃO E A PERMANÊNCIA NO CAMPO, FORTALECENDO POTENCIALIDADES INDIVIDUAIS E DA COMUNIDADE.