Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA NA FAMÍLIA E O EFEITOS NA COMUNIDADE

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA, PET/FAEC, FAMÍLIA, PERSPECTIVA DE VIDA Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 58415
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1745
    "inscrito_id" => 5841
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA NA FAMÍLIA E O EFEITOS NA COMUNIDADE"
    "resumo" => "A EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA (EC) SE CONTRAPÕE À CONCEPÇÃO DE UM ENSINO TÉCNICO E BUROCRÁTICO NA CONJUNTURA DE CAMPO, AGINDO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA MULTIDIMENSIONAL, QUE BENEFICIA ALUNOS, FAMÍLIAS E SOCIEDADE, POR MEIO DO OLHAR APURADO SOBRE A REALIDADE DE VIDA DO ALUNATO. O REFERENTE TEMA FOI DESENVOLVIDO A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PROGRAMA EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET – FAEC DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE. O PET-FAEC É DESENVOLVIDO EM PARCERIA COM CÁRITAS DIOCESANA DE CRATEÚS – CE EM ACOMPANHAMENTO AO PROJETO CONTEXTO NA REGIÃO DOS SERTÕES DE CRATEÚS-CE, QUE TRABALHA COM EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA PARA CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO BRASILEIRO. O PRESENTE TRABALHO DISPÕE-SE A IDENTIFICAR OS GANHOS PARA A FAMÍLIA COM A EC, ASSIM COMO COMPREENDER A RELAÇÃO FAMÍLIA, ESCOLA E COMUNIDADE, A VALORIZAÇÃO CULTURAL, O ESTIMULO A SUSTENTABILIDADE E AUTONOMIA. A PESQUISA OCORREU EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA NA COMUNIDADE DE AÇUDINHO –TAMBORIL – CE, EM QUE FORAM NOTADOS OS GANHOS NA FORMAÇÃO DO ALUNO, NO QUAL ABRANGE O COMPORTAMENTO, SUA PERSPECTIVA DE VIDA, IDENTIDADE E A RELAÇÃO FAMÍLIA E CULTURA. FUNDAMENTA-SE NOS ESTUDOS DE CASTRO (2015), MARTINS (2006), ARAÚJO E MENEZES (2007) EM QUE NORTEIAM O ENTENDIMENTO QUE A EC CORRELACIONA O CONHECIMENTO GERAL COM O LOCAL, POSSIBILITA A CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO, VALORIZAÇÃO E A PERMANÊNCIA NO CAMPO, FORTALECENDO POTENCIALIDADES INDIVIDUAIS E DA COMUNIDADE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA, PET/FAEC, FAMÍLIA, PERSPECTIVA DE VIDA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID5841_14082019224425.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABEL DE CARVALHO PAIVA"
    "autor_nome_curto" => "ISABEL CARVALHO"
    "autor_email" => "isabel.carvalho@aluno.uec"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 58415
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1745
    "inscrito_id" => 5841
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA NA FAMÍLIA E O EFEITOS NA COMUNIDADE"
    "resumo" => "A EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA (EC) SE CONTRAPÕE À CONCEPÇÃO DE UM ENSINO TÉCNICO E BUROCRÁTICO NA CONJUNTURA DE CAMPO, AGINDO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA MULTIDIMENSIONAL, QUE BENEFICIA ALUNOS, FAMÍLIAS E SOCIEDADE, POR MEIO DO OLHAR APURADO SOBRE A REALIDADE DE VIDA DO ALUNATO. O REFERENTE TEMA FOI DESENVOLVIDO A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PROGRAMA EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET – FAEC DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE. O PET-FAEC É DESENVOLVIDO EM PARCERIA COM CÁRITAS DIOCESANA DE CRATEÚS – CE EM ACOMPANHAMENTO AO PROJETO CONTEXTO NA REGIÃO DOS SERTÕES DE CRATEÚS-CE, QUE TRABALHA COM EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA PARA CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO BRASILEIRO. O PRESENTE TRABALHO DISPÕE-SE A IDENTIFICAR OS GANHOS PARA A FAMÍLIA COM A EC, ASSIM COMO COMPREENDER A RELAÇÃO FAMÍLIA, ESCOLA E COMUNIDADE, A VALORIZAÇÃO CULTURAL, O ESTIMULO A SUSTENTABILIDADE E AUTONOMIA. A PESQUISA OCORREU EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA NA COMUNIDADE DE AÇUDINHO –TAMBORIL – CE, EM QUE FORAM NOTADOS OS GANHOS NA FORMAÇÃO DO ALUNO, NO QUAL ABRANGE O COMPORTAMENTO, SUA PERSPECTIVA DE VIDA, IDENTIDADE E A RELAÇÃO FAMÍLIA E CULTURA. FUNDAMENTA-SE NOS ESTUDOS DE CASTRO (2015), MARTINS (2006), ARAÚJO E MENEZES (2007) EM QUE NORTEIAM O ENTENDIMENTO QUE A EC CORRELACIONA O CONHECIMENTO GERAL COM O LOCAL, POSSIBILITA A CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO, VALORIZAÇÃO E A PERMANÊNCIA NO CAMPO, FORTALECENDO POTENCIALIDADES INDIVIDUAIS E DA COMUNIDADE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA, PET/FAEC, FAMÍLIA, PERSPECTIVA DE VIDA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID5841_14082019224425.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABEL DE CARVALHO PAIVA"
    "autor_nome_curto" => "ISABEL CARVALHO"
    "autor_email" => "isabel.carvalho@aluno.uec"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA (EC) SE CONTRAPÕE À CONCEPÇÃO DE UM ENSINO TÉCNICO E BUROCRÁTICO NA CONJUNTURA DE CAMPO, AGINDO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA MULTIDIMENSIONAL, QUE BENEFICIA ALUNOS, FAMÍLIAS E SOCIEDADE, POR MEIO DO OLHAR APURADO SOBRE A REALIDADE DE VIDA DO ALUNATO. O REFERENTE TEMA FOI DESENVOLVIDO A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PROGRAMA EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET – FAEC DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE. O PET-FAEC É DESENVOLVIDO EM PARCERIA COM CÁRITAS DIOCESANA DE CRATEÚS – CE EM ACOMPANHAMENTO AO PROJETO CONTEXTO NA REGIÃO DOS SERTÕES DE CRATEÚS-CE, QUE TRABALHA COM EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA PARA CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO BRASILEIRO. O PRESENTE TRABALHO DISPÕE-SE A IDENTIFICAR OS GANHOS PARA A FAMÍLIA COM A EC, ASSIM COMO COMPREENDER A RELAÇÃO FAMÍLIA, ESCOLA E COMUNIDADE, A VALORIZAÇÃO CULTURAL, O ESTIMULO A SUSTENTABILIDADE E AUTONOMIA. A PESQUISA OCORREU EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA NA COMUNIDADE DE AÇUDINHO –TAMBORIL – CE, EM QUE FORAM NOTADOS OS GANHOS NA FORMAÇÃO DO ALUNO, NO QUAL ABRANGE O COMPORTAMENTO, SUA PERSPECTIVA DE VIDA, IDENTIDADE E A RELAÇÃO FAMÍLIA E CULTURA. FUNDAMENTA-SE NOS ESTUDOS DE CASTRO (2015), MARTINS (2006), ARAÚJO E MENEZES (2007) EM QUE NORTEIAM O ENTENDIMENTO QUE A EC CORRELACIONA O CONHECIMENTO GERAL COM O LOCAL, POSSIBILITA A CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO, VALORIZAÇÃO E A PERMANÊNCIA NO CAMPO, FORTALECENDO POTENCIALIDADES INDIVIDUAIS E DA COMUNIDADE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.