O BRINCAR SE REVELA COMO EXPRESSÃO DE LINGUAGEM, O QUE PROMOVE DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, AFETIVO, PESSOAL E SOCIAL DA CRIANÇA. ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR O QUE PENSAM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM RELAÇÃO ÀS BRINCADEIRAS LIVRES. TEÓRICOS COMO OLIVEIRA (2002) ENFATIZAM A IMPORTÂNCIA DE A CRIANÇA VIVENCIAR VÁRIOS CENÁRIOS, SUAS REGRAS E CONDUTAS; E KISHIMOTO (2011) DESTACA O JOGO SIMBÓLICO NA PROMOÇÃO DA LINGUAGEM, APRENDIZAGEM E RELAÇÕES SOCIAIS. ALÉM DISSO, ESTE ESTUDO DEU ÊNFASE ÀS MEMÓRIAS DOS PROFESSORES, QUESTIONANDO SE ESSAS MEMÓRIAS CONSTITUEM SIGNIFICADOS DE RELEVÂNCIA NA CRIAÇÃO DE AMBIENTES LÚDICOS. FORAM ENTREVISTADAS QUATRO PROFESSORAS DE UM CMEI (CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL) DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE, NAS ENTREVISTAS CONSTATAMOS QUE AS DOCENTES NÃO SÓ CONSIDERAM IMPORTANTES AS BRINCADEIRAS LIVRES, COMO AS UTILIZAM NAS SUAS PRÁTICAS DIÁRIAS COM AS CRIANÇAS.