Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O QUE OS PROFESSORES PENSAM SOBRE AS BRINCADEIRAS LIVRES NA EDUCAÇÃO INFANTIL?

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INFANTIL, BRINCADEIRAS LIVRES, MEMÓRIAS Comunicação Oral (CO) GT 09 – Educação Infantil
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61643
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 608
    "inscrito_id" => 8035
    "titulo" => "O QUE OS PROFESSORES PENSAM SOBRE AS BRINCADEIRAS LIVRES NA EDUCAÇÃO INFANTIL?"
    "resumo" => "O BRINCAR SE REVELA COMO EXPRESSÃO DE LINGUAGEM, O QUE PROMOVE DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, AFETIVO, PESSOAL E SOCIAL DA CRIANÇA. ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR O QUE PENSAM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM RELAÇÃO ÀS BRINCADEIRAS LIVRES. TEÓRICOS COMO OLIVEIRA (2002) ENFATIZAM A IMPORTÂNCIA DE A CRIANÇA VIVENCIAR VÁRIOS CENÁRIOS, SUAS REGRAS E CONDUTAS; E KISHIMOTO (2011) DESTACA O JOGO SIMBÓLICO NA PROMOÇÃO DA LINGUAGEM, APRENDIZAGEM E RELAÇÕES SOCIAIS. ALÉM DISSO, ESTE ESTUDO DEU ÊNFASE ÀS MEMÓRIAS DOS PROFESSORES, QUESTIONANDO SE ESSAS MEMÓRIAS CONSTITUEM SIGNIFICADOS DE RELEVÂNCIA NA CRIAÇÃO DE AMBIENTES LÚDICOS. FORAM ENTREVISTADAS QUATRO PROFESSORAS DE UM CMEI (CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL) DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE, NAS ENTREVISTAS CONSTATAMOS QUE AS DOCENTES NÃO SÓ CONSIDERAM IMPORTANTES AS BRINCADEIRAS LIVRES, COMO AS UTILIZAM NAS SUAS PRÁTICAS DIÁRIAS COM AS CRIANÇAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, BRINCADEIRAS LIVRES, MEMÓRIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA9_ID8035_22072019144445.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DEBORA MESQUITA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "DEBORA MESQUITA"
    "autor_email" => "deboralima0423@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61643
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 608
    "inscrito_id" => 8035
    "titulo" => "O QUE OS PROFESSORES PENSAM SOBRE AS BRINCADEIRAS LIVRES NA EDUCAÇÃO INFANTIL?"
    "resumo" => "O BRINCAR SE REVELA COMO EXPRESSÃO DE LINGUAGEM, O QUE PROMOVE DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, AFETIVO, PESSOAL E SOCIAL DA CRIANÇA. ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR O QUE PENSAM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM RELAÇÃO ÀS BRINCADEIRAS LIVRES. TEÓRICOS COMO OLIVEIRA (2002) ENFATIZAM A IMPORTÂNCIA DE A CRIANÇA VIVENCIAR VÁRIOS CENÁRIOS, SUAS REGRAS E CONDUTAS; E KISHIMOTO (2011) DESTACA O JOGO SIMBÓLICO NA PROMOÇÃO DA LINGUAGEM, APRENDIZAGEM E RELAÇÕES SOCIAIS. ALÉM DISSO, ESTE ESTUDO DEU ÊNFASE ÀS MEMÓRIAS DOS PROFESSORES, QUESTIONANDO SE ESSAS MEMÓRIAS CONSTITUEM SIGNIFICADOS DE RELEVÂNCIA NA CRIAÇÃO DE AMBIENTES LÚDICOS. FORAM ENTREVISTADAS QUATRO PROFESSORAS DE UM CMEI (CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL) DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE, NAS ENTREVISTAS CONSTATAMOS QUE AS DOCENTES NÃO SÓ CONSIDERAM IMPORTANTES AS BRINCADEIRAS LIVRES, COMO AS UTILIZAM NAS SUAS PRÁTICAS DIÁRIAS COM AS CRIANÇAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, BRINCADEIRAS LIVRES, MEMÓRIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA9_ID8035_22072019144445.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DEBORA MESQUITA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "DEBORA MESQUITA"
    "autor_email" => "deboralima0423@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O BRINCAR SE REVELA COMO EXPRESSÃO DE LINGUAGEM, O QUE PROMOVE DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, AFETIVO, PESSOAL E SOCIAL DA CRIANÇA. ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR O QUE PENSAM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM RELAÇÃO ÀS BRINCADEIRAS LIVRES. TEÓRICOS COMO OLIVEIRA (2002) ENFATIZAM A IMPORTÂNCIA DE A CRIANÇA VIVENCIAR VÁRIOS CENÁRIOS, SUAS REGRAS E CONDUTAS; E KISHIMOTO (2011) DESTACA O JOGO SIMBÓLICO NA PROMOÇÃO DA LINGUAGEM, APRENDIZAGEM E RELAÇÕES SOCIAIS. ALÉM DISSO, ESTE ESTUDO DEU ÊNFASE ÀS MEMÓRIAS DOS PROFESSORES, QUESTIONANDO SE ESSAS MEMÓRIAS CONSTITUEM SIGNIFICADOS DE RELEVÂNCIA NA CRIAÇÃO DE AMBIENTES LÚDICOS. FORAM ENTREVISTADAS QUATRO PROFESSORAS DE UM CMEI (CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL) DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE, NAS ENTREVISTAS CONSTATAMOS QUE AS DOCENTES NÃO SÓ CONSIDERAM IMPORTANTES AS BRINCADEIRAS LIVRES, COMO AS UTILIZAM NAS SUAS PRÁTICAS DIÁRIAS COM AS CRIANÇAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.