Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA ABORDAGEM MAIS EXATA NOS CRITÉRIOS UTILIZADOS PARA O ESTUDO DA ORDEM DE GRANDEZA NO ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA.

Palavra-chaves: ORDEM DE GRANDEZA, ENEM, MATRIZ DE REFERÊNCIA Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
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      O INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP) QUE REALIZA ANUALMENTE O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) CUJO OBJETIVO, SEGUNDO O PRÓPRIO INEP É A AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ESCOLAR E ACADÊMICO AO FIM DO ENSINO MÉDIO, APRESENTA EM SEU SITE UMA MATRIZ DE REFERÊNCIA QUE EXPÕE OS OBJETIVOS A SEREM ALCANÇADOS COM AS DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO.\r\n
      NA COMPETÊNCIA DE ÁREA CINCO DA MATRIZ DE REFERÊNCIA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS É CITADO QUE O CANDIDATO DEVE ENTENDER MÉTODOS E PROCEDIMENTOS PRÓPRIOS DAS CIÊNCIAS NATURAIS E APLICÁ-LOS EM DIFERENTES CONTEXTOS, ONDE NA HABILIDADE DEZESSETE É EXPOSTA A SEGUINTE LITERATURA: “RELACIONAR INFORMAÇÕES APRESENTADAS EM DIFERENTES FORMAS DE LINGUAGEM E REPRESENTAÇÃO USADAS NAS CIÊNCIAS FÍSICAS, QUÍMICAS OU BIOLÓGICAS, COMO TEXTO DISCURSIVO, GRÁFICOS, TABELAS, RELAÇÕES MATEMÁTICAS OU LINGUAGEM SIMBÓLICA”.\r\n
      DIANTE DESSES ITENS APRESENTADOS SURGIU UM QUESTIONAMENTO QUE MOTIVOU O TEMA DESTE TRABALHO, AFINAL, EXISTE UMA MANEIRA CORRETA DE O DOCENTE ABORDAR O ASSUNTO ORDEM DE GRANDEZA NAS AULAS DE FÍSICA EM TURMAS DE ENSINO MÉDIO OU ENSINO FUNDAMENTAL? \r\n
      NA MATRIZ DE REFERÊNCIA DISPONIBILIZADA PELO INEP UM DOS OBJETOS DE CONHECIMENTO RELACIONADOS À FÍSICA NA PARTE DE CONHECIMENTOS BÁSICOS E FUNDAMENTAIS É APRESENTADO LOGO NO INÍCIO COMO UM DOS ITENS A SEREM ESTUDADOS PELOS ESTUDANTES, AS NOÇÕES DE ORDEM DE GRANDEZA.\r\n
      A ÚNICA UNANIMIDADE PRESENTE RELACIONADA AO CONTEÚDO DE ORDEM DE GRANDEZA É O SEU CONCEITO, ONDE DIVERSOS AUTORES DENTRE ELES, TIPLER E MOSCA (2015) AFIRMAM QUE A ORDEM DE GRANDEZA É A POTÊNCIA DE 10 QUE MAIS SE APROXIMA DE UM DETERMINADO NÚMERO COMO MOSTRADO NO EXEMPLO ABAIXO:\r\n
      \r\n
      NÚMERO=X .〖10〗^N\r\n
      \r\n
      ORDEM DE GRANDEZA=〖〖10〗^N  OU 10〗^(N+1)\r\n
      \r\n
       O CONFLITO ENTRE OS DIVERSOS AUTORES INICIA-SE NA HORA DE ESTABELECER O CRITÉRIO A SER ADOTADO PARA A DEFINIÇÃO DO EXPOENTE DA POTÊNCIA DE 10, QUANDO O EXPOENTE DEVE PERMANECER O MESMO OU QUANDO SE DEVE ACRESCENTAR UMA UNIDADE. ONDE A MAIORIA DOS AUTORES, UTILIZA EM SUAS LITERATURAS A RAIZ QUADRADA DO NÚMERO 10, QUE É UTILIZADA POR SER O EXPOENTE LOCALIZADO ENTRE O 100 E O 101, SENDO O VALOR DA RAIZ QUADRADA DE 10 IGUAL A 3,16. EM UMA PROPORÇÃO MENOR OUTROS AUTORES DEFENDEM QUE O CRITÉRIO A SER UTILIZADO É A MÉDIA ARITMÉTICA ENTRE DUAS POTÊNCIAS DE 10 CONSECUTIVAS, CHEGANDO AO VALOR DE 5,5.
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       O CONFLITO ENTRE OS DIVERSOS AUTORES INICIA-SE NA HORA DE ESTABELECER O CRITÉRIO A SER ADOTADO PARA A DEFINIÇÃO DO EXPOENTE DA POTÊNCIA DE 10, QUANDO O EXPOENTE DEVE PERMANECER O MESMO OU QUANDO SE DEVE ACRESCENTAR UMA UNIDADE. ONDE A MAIORIA DOS AUTORES, UTILIZA EM SUAS LITERATURAS A RAIZ QUADRADA DO NÚMERO 10, QUE É UTILIZADA POR SER O EXPOENTE LOCALIZADO ENTRE O 100 E O 101, SENDO O VALOR DA RAIZ QUADRADA DE 10 IGUAL A 3,16. EM UMA PROPORÇÃO MENOR OUTROS AUTORES DEFENDEM QUE O CRITÉRIO A SER UTILIZADO É A MÉDIA ARITMÉTICA ENTRE DUAS POTÊNCIAS DE 10 CONSECUTIVAS, CHEGANDO AO VALOR DE 5,5.
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP) QUE REALIZA ANUALMENTE O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) CUJO OBJETIVO, SEGUNDO O PRÓPRIO INEP É A AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ESCOLAR E ACADÊMICO AO FIM DO ENSINO MÉDIO, APRESENTA EM SEU SITE UMA MATRIZ DE REFERÊNCIA QUE EXPÕE OS OBJETIVOS A SEREM ALCANÇADOS COM AS DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO. NA COMPETÊNCIA DE ÁREA CINCO DA MATRIZ DE REFERÊNCIA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS É CITADO QUE O CANDIDATO DEVE ENTENDER MÉTODOS E PROCEDIMENTOS PRÓPRIOS DAS CIÊNCIAS NATURAIS E APLICÁ-LOS EM DIFERENTES CONTEXTOS, ONDE NA HABILIDADE DEZESSETE É EXPOSTA A SEGUINTE LITERATURA: “RELACIONAR INFORMAÇÕES APRESENTADAS EM DIFERENTES FORMAS DE LINGUAGEM E REPRESENTAÇÃO USADAS NAS CIÊNCIAS FÍSICAS, QUÍMICAS OU BIOLÓGICAS, COMO TEXTO DISCURSIVO, GRÁFICOS, TABELAS, RELAÇÕES MATEMÁTICAS OU LINGUAGEM SIMBÓLICA”. DIANTE DESSES ITENS APRESENTADOS SURGIU UM QUESTIONAMENTO QUE MOTIVOU O TEMA DESTE TRABALHO, AFINAL, EXISTE UMA MANEIRA CORRETA DE O DOCENTE ABORDAR O ASSUNTO ORDEM DE GRANDEZA NAS AULAS DE FÍSICA EM TURMAS DE ENSINO MÉDIO OU ENSINO FUNDAMENTAL? NA MATRIZ DE REFERÊNCIA DISPONIBILIZADA PELO INEP UM DOS OBJETOS DE CONHECIMENTO RELACIONADOS À FÍSICA NA PARTE DE CONHECIMENTOS BÁSICOS E FUNDAMENTAIS É APRESENTADO LOGO NO INÍCIO COMO UM DOS ITENS A SEREM ESTUDADOS PELOS ESTUDANTES, AS NOÇÕES DE ORDEM DE GRANDEZA. A ÚNICA UNANIMIDADE PRESENTE RELACIONADA AO CONTEÚDO DE ORDEM DE GRANDEZA É O SEU CONCEITO, ONDE DIVERSOS AUTORES DENTRE ELES, TIPLER E MOSCA (2015) AFIRMAM QUE A ORDEM DE GRANDEZA É A POTÊNCIA DE 10 QUE MAIS SE APROXIMA DE UM DETERMINADO NÚMERO COMO MOSTRADO NO EXEMPLO ABAIXO: NÚMERO=X .〖10〗^N ORDEM DE GRANDEZA=〖〖10〗^N OU 10〗^(N+1) O CONFLITO ENTRE OS DIVERSOS AUTORES INICIA-SE NA HORA DE ESTABELECER O CRITÉRIO A SER ADOTADO PARA A DEFINIÇÃO DO EXPOENTE DA POTÊNCIA DE 10, QUANDO O EXPOENTE DEVE PERMANECER O MESMO OU QUANDO SE DEVE ACRESCENTAR UMA UNIDADE. ONDE A MAIORIA DOS AUTORES, UTILIZA EM SUAS LITERATURAS A RAIZ QUADRADA DO NÚMERO 10, QUE É UTILIZADA POR SER O EXPOENTE LOCALIZADO ENTRE O 100 E O 101, SENDO O VALOR DA RAIZ QUADRADA DE 10 IGUAL A 3,16. EM UMA PROPORÇÃO MENOR OUTROS AUTORES DEFENDEM QUE O CRITÉRIO A SER UTILIZADO É A MÉDIA ARITMÉTICA ENTRE DUAS POTÊNCIAS DE 10 CONSECUTIVAS, CHEGANDO AO VALOR DE 5,5.

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