O INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP) QUE REALIZA ANUALMENTE O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) CUJO OBJETIVO, SEGUNDO O PRÓPRIO INEP É A AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ESCOLAR E ACADÊMICO AO FIM DO ENSINO MÉDIO, APRESENTA EM SEU SITE UMA MATRIZ DE REFERÊNCIA QUE EXPÕE OS OBJETIVOS A SEREM ALCANÇADOS COM AS DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO.
NA COMPETÊNCIA DE ÁREA CINCO DA MATRIZ DE REFERÊNCIA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS É CITADO QUE O CANDIDATO DEVE ENTENDER MÉTODOS E PROCEDIMENTOS PRÓPRIOS DAS CIÊNCIAS NATURAIS E APLICÁ-LOS EM DIFERENTES CONTEXTOS, ONDE NA HABILIDADE DEZESSETE É EXPOSTA A SEGUINTE LITERATURA: “RELACIONAR INFORMAÇÕES APRESENTADAS EM DIFERENTES FORMAS DE LINGUAGEM E REPRESENTAÇÃO USADAS NAS CIÊNCIAS FÍSICAS, QUÍMICAS OU BIOLÓGICAS, COMO TEXTO DISCURSIVO, GRÁFICOS, TABELAS, RELAÇÕES MATEMÁTICAS OU LINGUAGEM SIMBÓLICA”.
DIANTE DESSES ITENS APRESENTADOS SURGIU UM QUESTIONAMENTO QUE MOTIVOU O TEMA DESTE TRABALHO, AFINAL, EXISTE UMA MANEIRA CORRETA DE O DOCENTE ABORDAR O ASSUNTO ORDEM DE GRANDEZA NAS AULAS DE FÍSICA EM TURMAS DE ENSINO MÉDIO OU ENSINO FUNDAMENTAL?
NA MATRIZ DE REFERÊNCIA DISPONIBILIZADA PELO INEP UM DOS OBJETOS DE CONHECIMENTO RELACIONADOS À FÍSICA NA PARTE DE CONHECIMENTOS BÁSICOS E FUNDAMENTAIS É APRESENTADO LOGO NO INÍCIO COMO UM DOS ITENS A SEREM ESTUDADOS PELOS ESTUDANTES, AS NOÇÕES DE ORDEM DE GRANDEZA.
A ÚNICA UNANIMIDADE PRESENTE RELACIONADA AO CONTEÚDO DE ORDEM DE GRANDEZA É O SEU CONCEITO, ONDE DIVERSOS AUTORES DENTRE ELES, TIPLER E MOSCA (2015) AFIRMAM QUE A ORDEM DE GRANDEZA É A POTÊNCIA DE 10 QUE MAIS SE APROXIMA DE UM DETERMINADO NÚMERO COMO MOSTRADO NO EXEMPLO ABAIXO:
NÚMERO=X .〖10〗^N
ORDEM DE GRANDEZA=〖〖10〗^N OU 10〗^(N+1)
O CONFLITO ENTRE OS DIVERSOS AUTORES INICIA-SE NA HORA DE ESTABELECER O CRITÉRIO A SER ADOTADO PARA A DEFINIÇÃO DO EXPOENTE DA POTÊNCIA DE 10, QUANDO O EXPOENTE DEVE PERMANECER O MESMO OU QUANDO SE DEVE ACRESCENTAR UMA UNIDADE. ONDE A MAIORIA DOS AUTORES, UTILIZA EM SUAS LITERATURAS A RAIZ QUADRADA DO NÚMERO 10, QUE É UTILIZADA POR SER O EXPOENTE LOCALIZADO ENTRE O 100 E O 101, SENDO O VALOR DA RAIZ QUADRADA DE 10 IGUAL A 3,16. EM UMA PROPORÇÃO MENOR OUTROS AUTORES DEFENDEM QUE O CRITÉRIO A SER UTILIZADO É A MÉDIA ARITMÉTICA ENTRE DUAS POTÊNCIAS DE 10 CONSECUTIVAS, CHEGANDO AO VALOR DE 5,5.