O CAS NATAL ENQUANTO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DO SURDO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61253 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2699 "inscrito_id" => 5071 "titulo" => "O CAS NATAL ENQUANTO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DO SURDO" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO RECONHECER A CONTRIBUIÇÃO DO CENTRO ESTADUAL DE CAPACITAÇÃO E DE ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM SURDEZ (CAS NATAL) NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DO SURDO. DISCUTIR A QUESTÃO DA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE SURDA DO ALUNO QUE FREQUENTA O CENTRO, PERPASSA PELA COMPREENSÃO DA DIFERENÇA SOCIAL E CULTURAL QUE SE REMETE A ESSE LUGAR QUANDO NOS REFERIMOS À EDUCAÇÃO DE SURDOS NO RN. NOSSA PESQUISA É DE CUNHO QUALITATIVO. COMO RECURSO DE COLETA DE DADOS FIZEMOS USO DA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, A APLICAÇÃO DA MESMA COM OS PARTICIPANTES DA PESQUISA ACONTECEU DE FORMAS DIFERENTES, COM OS SURDOS FOI FEITA EM LÍNGUA DE SINAIS E COM OS OUVINTES DE FORMA ESCRITA. NOSSO TRABALHO ESTÁ ANCORADO EM HALL (2005) E PERLIN (1998) PARA TRATAR DAS QUESTÕES DE IDENTIDADE SURDA, EM QUADROS (2009) SOBRE OS ESTUDOS SURDOS PARA TERMOS COMPREENSÃO DESSE SUJEITO ENQUANTO USUÁRIO DE UMA OUTRA LÍNGUA E PERTENCENTE A OUTRA CULTURA E NA LINGUÍSTICA APLICADA (LA) EM MOITA LOPES (2006) QUE TRATA O SUJEITO NA SUA SINGULARIDADE COM O OBJETIVO DE DISCUTIR PROBLEMAS SOCIAIS. COMO COLABORADORES DA PESQUISA TEMOS: UMA ALUNA, UMA EX-ALUNA, UMA MÃE E COM A COORDENADORA PEDAGÓGICA. POR FIM, A ANÁLISE DOS DADOS NOS POSSIBILITOU COMPREENDER QUE A IDENTIDADE SURDA ESTÁ LIGADA À SUA REPRESENTAÇÃO POLÍTICA E, PRINCIPALMENTE, QUE NÃO PODEMOS AFIRMAR A IDENTIDADE DOS SUJEITOS, POIS ESSA PODE MODIFICAR-SE CONSTANTEMENTE A PARTIR DA SUA INTERAÇÃO COM MEIO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "SURDO, IDENTIDADE, CAS NATAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID5071_26082019203409.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMILIANA OLIVEIRA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "EMILIANA OLIVEIRA" "autor_email" => "oliveira.emiliana@gmail.c" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61253 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2699 "inscrito_id" => 5071 "titulo" => "O CAS NATAL ENQUANTO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DO SURDO" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO RECONHECER A CONTRIBUIÇÃO DO CENTRO ESTADUAL DE CAPACITAÇÃO E DE ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM SURDEZ (CAS NATAL) NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DO SURDO. DISCUTIR A QUESTÃO DA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE SURDA DO ALUNO QUE FREQUENTA O CENTRO, PERPASSA PELA COMPREENSÃO DA DIFERENÇA SOCIAL E CULTURAL QUE SE REMETE A ESSE LUGAR QUANDO NOS REFERIMOS À EDUCAÇÃO DE SURDOS NO RN. NOSSA PESQUISA É DE CUNHO QUALITATIVO. COMO RECURSO DE COLETA DE DADOS FIZEMOS USO DA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, A APLICAÇÃO DA MESMA COM OS PARTICIPANTES DA PESQUISA ACONTECEU DE FORMAS DIFERENTES, COM OS SURDOS FOI FEITA EM LÍNGUA DE SINAIS E COM OS OUVINTES DE FORMA ESCRITA. NOSSO TRABALHO ESTÁ ANCORADO EM HALL (2005) E PERLIN (1998) PARA TRATAR DAS QUESTÕES DE IDENTIDADE SURDA, EM QUADROS (2009) SOBRE OS ESTUDOS SURDOS PARA TERMOS COMPREENSÃO DESSE SUJEITO ENQUANTO USUÁRIO DE UMA OUTRA LÍNGUA E PERTENCENTE A OUTRA CULTURA E NA LINGUÍSTICA APLICADA (LA) EM MOITA LOPES (2006) QUE TRATA O SUJEITO NA SUA SINGULARIDADE COM O OBJETIVO DE DISCUTIR PROBLEMAS SOCIAIS. COMO COLABORADORES DA PESQUISA TEMOS: UMA ALUNA, UMA EX-ALUNA, UMA MÃE E COM A COORDENADORA PEDAGÓGICA. POR FIM, A ANÁLISE DOS DADOS NOS POSSIBILITOU COMPREENDER QUE A IDENTIDADE SURDA ESTÁ LIGADA À SUA REPRESENTAÇÃO POLÍTICA E, PRINCIPALMENTE, QUE NÃO PODEMOS AFIRMAR A IDENTIDADE DOS SUJEITOS, POIS ESSA PODE MODIFICAR-SE CONSTANTEMENTE A PARTIR DA SUA INTERAÇÃO COM MEIO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "SURDO, IDENTIDADE, CAS NATAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID5071_26082019203409.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMILIANA OLIVEIRA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "EMILIANA OLIVEIRA" "autor_email" => "oliveira.emiliana@gmail.c" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }