O PRESENTE ARTIGO SOCIALIZA ALGUMAS OPINIÕES DE PROFESSORES ALFABETIZADORES SOBRE OS RESULTADOS DO PNAIC NA PRÁTICA DIDÁTICA. O OBJETIVO GERAL ERA CONHECER AS OPINIÕES DE PROFESSORES ALFABETIZADORES SOBRE OS RESULTADOS DO PNAIC NA PRÁTICA DIDÁTICA. DIANTE DESSA CONCEPÇÃO, OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS ESBOÇADOS FORAM: DEFINIR O PERFIL DOS PARTICIPANTES DA PESQUISA; ANALISAR OPINIÕES DE PROFESSORES ALFABETIZADORES SOBRE MUDANÇAS NA PRÁTICA DIDÁTICA APÓS A PARTICIPAÇÃO NO PNAIC. A ABORDAGEM DO PROBLEMA DE PESQUISA NESTE TEXTO POSSUI VIÉS QUALIQUANTITATIVO. EM RELAÇÃO AOS OBJETIVOS, ESTE ESTUDO APRESENTA CARACTERÍSTICAS EXPLORATÓRIAS. PARA COLETAR OS DADOS, UTILIZOU-SE UM QUESTIONÁRIO ON LINE, O QUE APROXIMOU ESTA PESQUISA A OUTRAS DO TIPO LEVANTAMENTO. OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS ESTÃO EMBASADOS NOS SEGUINTES AUTORES: BRASIL ( 2012), IMBERNÓN (2009), MARCONI E LAKATOS (2018), NÓVOA (1995). SENDO ASSIM, A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES É DE GRANDE RELEVÂNCIA TANTO PARA SUAS TÉCNICAS DE FORMAÇÃO QUANTO PROFISSIONAL, POIS ASSIM HAVERÁ APRENDIZAGEM, DESCOBRIMENTO, REESTRUTURAÇÃO DE SEUS SABERES À PROPORÇÃO EM QUE A PRÁXIS NECESSITA A UTILIZAÇÃO DESSES CONHECIMENTOS. NO MOMENTO QUE SE PROPÕE UMA FORMAÇÃO DOCENTE TAL COMO UM PROCEDIMENTO PARCIAL, TAL FORMAÇÃO PODE SER USADA COMO UMA FORMA DE CULPAR TÃO SOMENTE O PROFESSOR PELA SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS RELACIONADOS À LEITURA E ESCRITA DOS ALFABETIZANDOS.