O ESTUDO VISA DE FORMA PRELIMINAR A INVESTIGAÇÃO SOBRE A REPRESENTAÇÃO SOCIAL PELA QUAL OS ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PERCEBEM, ENUNCIAM E SE RELACIONAM COM O CONCEITO DE CIDADANIA NO EMBATE COM O CARÁTER POR VEZES INIBIDOR, POR VEZES ESTIMULADOR, DAS FORMAÇÕES PROFISSIONAIS. O EIXO ANALÍTICO CENTRAL É AQUELE CONSUBSTANCIADO PELAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS APOIADO NA TEORIA DE MOSCOVICI E PELO CONCEITO DE CIDADANIA NA CONCEPÇÃO E ELEMENTOS UTILIZADOS POR JOSÉ MURILO DE CARVALHO. ENTENDE-SE A PARTIR DISSO QUE A CIDADANIA É ACIMA DE TUDO, UMA INSTITUIÇÃO EM DESENVOLVIMENTO PERMANENTE, DEVENDO SEU APROFUNDAMENTO DISTINGUIR OS DIREITOS OFERECIDOS PELO ESTADO AOS CIDADÃOS DA PRÓPRIA CONCEPÇÃO QUE TAIS CIDADÃOS POSSUEM DE CIDADANIA. O OBJETIVO DO ESTUDO É INVESTIGAR INICIALMENTE A SIGNIFICAÇÃO ELABORADA PELOS DISCENTES SOBRE A PERSPECTIVA DE CIDADANIA NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL. O ESTUDO CONFIGURA-SE COMO QUALITATIVO COM PROCEDIMENTO METODOLÓGICO EXPLORATÓRIO, OS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS ADOTADOS FORAM PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, ESTUDO DE CASO, COM COLETA DE DADOS POR MEIO DE QUESTIONÁRIO, APROVADO PELO COMITÊ DA ÉTICA DA INSTITUIÇÃO. ENTENDEU-SE QUE A FALTA DE CONHECIMENTOS NO ÂMBITO HISTÓRICO, CULTURAL, SOCIAL E POLÍTICO DIFICULTA QUE O SUJEITO VENHA A CONTRIBUIR EFETIVAMENTE PARA UMA SOCIEDADE MELHOR E TAMBÉM PARA UMA QUALIDADE DE VIDA DESEJÁVEL. APONTA-SE UMA LACUNA ENTRE "O QUE DEVE SER" E O QUE DE "FATO É" NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL, QUANDO PERCEBE-SE UM NÚMERO ELEVADO DE ALUNOS QUE AINDA NÃO POSSUEM CONHECIMENTO SOBRE O CONCEITO AMPLO DE CIDADANIA, EMBORA AFIRMEM QUE A UNIVERSIDADE DEVA CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ.