SANTOS, Marina De Castro et al.. O pibid e a ludicidade no ensino de matemática. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/61547>. Acesso em: 02/11/2024 08:04
ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR AS ATIVIDADES LÚDICAS COMO APOIO SIGNIFICATIVO, REFORÇANDO A IDEIA DE QUE SE APRENDE ENQUANTO BRINCA, LEVANDO A CRIANÇA A TER UMA MELHOR PARTICIPAÇÃO E ENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES REALIZADAS EM SALA DE AULA. O ESTUDO É RESULTADO DE EXPERIÊNCIAS REALIZADAS DURANTE O ESTÁGIO DO PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA) NO QUAL ASSOCIAMOS A MATEMÁTICA AO LÚDICO PARA ENVOLVER O ALUNO EM UM PROCESSO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. A INVESTIGAÇÃO DE PERSPECTIVA QUALITATIVA TEVE COMO INSTRUMENTO METODOLÓGICO A OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE PARNAÍBA-PI. COMO ENCAMINHAMENTO CONCLUSIVO RATIFICA A CONTRIBUIÇÃO DAS ATIVIDADES LÚDICAS COMO FORMA DE INOVAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, NA CRIAÇÃO DE UM CLIMA FAVORÁVEL E MOTIVADOR NÃO SÓ PARA A CRIANÇA COMO TAMBÉM PARA O EDUCADOR, NA BUSCA DE UMA NOVA METODOLOGIA QUE POSSIBILITE NOVAS ALTERNATIVAS NO DESENVOLVIMENTO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS