KLINCZAK, Marjori. Um estudo da formação docente na era digital. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/62779>. Acesso em: 22/11/2024 04:47
A REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA OCASIONADA PELO SURGIMENTO DA INTERNET FEZ COM HOUVESSE UMA EVOLUÇÃO DOS PROCESSOS DE DIVERSAS ÁREAS, PORÉM A EDUCAÇÃO FOI POUCO IMPACTADA POR ESSAS MUDANÇAS, ONDE BASICAMENTE MUDOU-SE O LOCAL ONDE OS CONTEÚDOS ERAM MINISTRADOS, ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA OU HÍBRIDA. PORÉM, PODEMOS OBSERVAR QUE HOJE OS DOCENTES NÃO SÃO MAIS OS DETENTORES DE TODO O CONHECIMENTO A SER REPASSADO PARA OS ALUNOS, COMO ANTIGAMENTE, POIS, ATRAVÉS DO USO DA INTERNET QUALQUER PESSOA PODE TER ACESSO A DIVERSOS CONTEÚDOS E CONSTRUIR SEU CONHECIMENTO DE FORMA AUTÔNOMA. FAZ NECESSÁRIO ENTÃO QUE OS DOCENTES SAIBAM UTILIZAR ESSES NOVOS RECURSOS TECNOLÓGICOS EM SUAS SALA DE AULA DE FORMA A NÃO SOMENTE MOTIVAR SEUS ALUNOS MAS TAMBÉM PERMITIR QUE ELES SEJAM RESPONSÁVEIS PELA CONSTRUÇÃO DE SEU CONHECIMENTO, ATUANDO ENTÃO COMO TUTORES OU MEDIADORES. DE FORMA A VERIFICAR SE ESSA EVOLUÇÃO TEM SIDO REALIZADA AVALIAMOS AS GRADES CURRICULARES DE 32 CURSOS DE LICENCIATURAS E PEDAGOGIA DE 9 INSTITUIÇÕES TANTO PÚBLICAS QUANTO PRIVADAS ESPALHADAS PELO BRASIL, ONDE VERIFICAMOS QUE SOMENTE 17 CURSOS POSSUEM ALGUMA DISCIPLINA RELACIONADA A TECNOLOGIA EM SUA GRADE.