O ESTUDO TRAZ UMA ABORDAGEM SOBRE AS CLASSES MULTISSERIADAS NO BRASIL E SUAS DEVIDAS CARACTERÍSTICAS. É DEMONSTRADO COMO FUNCIONA ESSA MODALIDADE DE ENSINO, BEM COMO SUAS DIFICULDADES E DESAFIOS NAS REGIÕES RURAIS E PEQUENAS COMUNIDADES ONDE ESSE ENSINO É OFERTADO. TRAZ AINDA UMA ABORDAGEM ACERCA DA IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE COMO FORMA DE PROMOVER UMA APROXIMAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DE CONFIANÇA ENTRE PROFESSORES E ALUNOS, CONTRIBUINDO ASSIM COM O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM. OS RESULTADOS IDENTIFICARAM QUE O BRASIL TEM UMA NECESSIDADE DE REESTRUTURAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO PARA QUE ASSIM POSSA OFERTAR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE AOS ALUNOS, DE MANEIRA A BENEFICIAR ASSIM O PREPARO E DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS PARA A VIVÊNCIA EM SOCIEDADE. COLOCA AINDA EM QUESTÃO A EFICIÊNCIA DO ENSINO NAS CLASSES MULTISSERIADAS, DEMONSTRANDO ASSIM A NECESSIDADE DE MELHORIAS E REESTRUTURAÇÃO NESSA MODALIDADE DE ENSINO PARA QUE ASSIM POSSA TRAZER RESULTADOS MAIS SATISFATÓRIOS E DE ACORDO COM AS NECESSIDADES DOS ALUNOS. O ESTUDO É FEITO POR MEIO DE UMA PESQUISA DESCRITIVA DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO.