A PRÁTICA DOCENTE É UMA ATIVIDADE MOVIDA POR OBJETIVOS E PROPÓSITOS PRONTAMENTE ESTABELECIDOS E TRAÇADOS. A AVALIAÇÃO SURGE COMO UMA FERRAMENTA QUE POSSIBILITA SABER SE OS OBJETIVOS ALMEJADOS ESTÃO OU NÃO SENDO ALCANÇADOS E COMO UM IMPORTANTE INSTRUMENTO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM. SUA UTILIZAÇÃO POSSIBILITA MAIS CONHECIMENTO EM RELAÇÃO À PRÁTICA DE ENSINO E A CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM. O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER O QUE É A AVALIAÇÃO E, EM ESPECÍFICO, VERIFICAR SUAS FUNÇÕES; SOMÁTICA, DIAGNOSTICA E FORMATIVA; DESEMPENHADAS POR MEIO DO PROCESSO AVALIATIVO EM MEIO AO ENSINO E APRENDIZAGEM. DESTARTE, A INVESTIGAÇÃO FOI REALIZADA MEDIANTE PROCEDIMENTO BIBLIOGRÁFICO, CUJA ABORDAGEM É QUALITATIVA, INTEGRADO COM O REFERENCIAL TEÓRICO: LIBÂNEO (1998), LUCKESI (1998), VEIGA (2004), HAYDT (2011), ENTRE OUTROS. CADA UMA DESSAS TIPOLOGIAS SUPRACITADAS DESEMPENHAM FUNÇÕES ESPECÍFICAS NESTE PROCESSO; COMO IDENTIFICAÇÃO DAS DEFICIÊNCIAS DA APRENDIZAGEM, FUNÇÃO CLASSIFICATÓRIA E VERIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS. NO CENÁRIO EDUCACIONAL A AVALIÇÃO JÁ ESTÁ FIXADA NO CURRÍCULO E ASSUME TIPOLOGIAS E FUNÇÕES ESPECÍFICAS DENTRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.