ESTE ARTIGO APRESENTA UMA MODELAGEM EMPREGADA AO FÓRUM DO MOODLE QUE PROPORCIONA UMA REDUÇÃO DA SOBRECARGA DE TRABALHO DO PROFESSOR/TUTOR NAS AVALIAÇÕES DOS FÓRUNS EM EAD. FOI EMPREGADO O CONCEITO DE PRESENCIALIDADE SOCIAL E LÓGICA FUZZY PARA AUTOMATIZAR PARTE DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO FÓRUM LV. O FÓRUM LV FAZ PARTE DE UM PLUGIN QUE PODE SER INSTALADO NO AVA MOODLE CHAMADO DE LEARNING VERTORS (LV) DE FUNÇÃO DUPLA, QUE PERMITE A AVALIAÇÃO DE FORMA QUALIQUANTITATIVA. O PLUGIN UTILIZA LINGUAGEM ICONOGRÁFICA DANDO SUPORTE AO PROFESSOR NO GERENCIAMENTO DAS NOTAS NO AVA MOODLE. FOI COLETADO INFORMAÇÕES DOS LOGS DOS ALUNOS NO MOODLE, ESSA INFORMAÇÕES (INTERAÇÕES, RELACIONAMENTOS E POPULARIDADE) FORAM PROCESSADAS, SERVINDO DE ENTRADA PARA UM CONTROLADOR FUZZY, QUE PASSA PELO CONTROLADOR (FLC) REALIZANDO O PROCESSO DE FUZZIFICAÇÃO, INFERÊNCIA E DEFUZZIFICAÇÃO. OBTEVE-SE COMO RESULTADO A CONCEPÇÃO MATEMÁTICA E COMPUTACIONAL DE UM MODELO CAPAZ DE AVALIAR O ALUNO EM UM FÓRUM LV DE FORMA SEMI AUTOMATIZADA.