Artigo Anais VI FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

AS PRÁTICAS DE LEITURA E O PERCURSO FORMATIVO DE PROFESSORAS NO MUNICÍPIO DE AMARGOSA-BA

Palavra-chaves: PRÁTICAS DE LEITURA, HISTÓRIAS DE VIDA/DE LEITURA, PERCURSO FORMATIVO. Comunicação Oral (CO) EXPERIÊNCIAS DE LEITURA E DE ESCRITA: A FORMAÇAO DO LEITOR EM FOCO
"2014-07-30 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6276
    "edicao_id" => 20
    "trabalho_id" => 102
    "inscrito_id" => 1178
    "titulo" => "AS PRÁTICAS DE LEITURA E O PERCURSO FORMATIVO DE PROFESSORAS NO MUNICÍPIO DE AMARGOSA-BA"
    "resumo" => "Este artigo apresenta os resultados iniciais de uma pesquisa em andamento sobre as memórias e experiências de leitura/ de formação de professoras da rede pública e privada do município de Amargosa - Bahia.  O objetivo desse estudo é contribuir para a reflexão acerca das práticas leitoras desenvolvidas pelas professoras que atuam nas séries iniciais do Ensino Fundamental e compreender como foi construída — ao longo de suas trajetórias — sua relação com a leitura, analisando de que forma tal relação influencia a atuação delas como docente. A opção metodológica pela abordagem autobiográfica justifica-se, nesse caso, pela possibilidade de mobilização, no professor, de um emergir de um conhecimento de si, além de um deslocamento para uma posição analítica sobre as suas experiências leitoras. Ao contar suas histórias de leituras e rememorar seus percursos de formação, as professoras recordaram de lembranças vagas do primeiro contato com a leitura e da participação da escola na relação com o mundo dos livros. Diante dos relatos das entrevistadas, nota-se que o material de leitura mais acessível para a maioria era o livro didático. Muitas lembranças ainda fixas remetem à leitura como histórias contadas por parentes ou pessoas próximas da família, ou ainda de livros passados de irmão para irmão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EXPERIÊNCIAS DE LEITURA E DE ESCRITA: A FORMAÇAO DO LEITOR EM FOCO"
    "palavra_chave" => "PRÁTICAS DE LEITURA, HISTÓRIAS DE VIDA/DE LEITURA, PERCURSO FORMATIVO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_2datahora_23_05_2014_10_32_38_idinscrito_1178_792668ac87a09b610a5964983f4e34f5.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÉRICA DESTERRO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ÉRICA DESTERRO"
    "autor_email" => "kinha_03@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VI FIPED"
    "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014"
    "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png"
    "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6276
    "edicao_id" => 20
    "trabalho_id" => 102
    "inscrito_id" => 1178
    "titulo" => "AS PRÁTICAS DE LEITURA E O PERCURSO FORMATIVO DE PROFESSORAS NO MUNICÍPIO DE AMARGOSA-BA"
    "resumo" => "Este artigo apresenta os resultados iniciais de uma pesquisa em andamento sobre as memórias e experiências de leitura/ de formação de professoras da rede pública e privada do município de Amargosa - Bahia.  O objetivo desse estudo é contribuir para a reflexão acerca das práticas leitoras desenvolvidas pelas professoras que atuam nas séries iniciais do Ensino Fundamental e compreender como foi construída — ao longo de suas trajetórias — sua relação com a leitura, analisando de que forma tal relação influencia a atuação delas como docente. A opção metodológica pela abordagem autobiográfica justifica-se, nesse caso, pela possibilidade de mobilização, no professor, de um emergir de um conhecimento de si, além de um deslocamento para uma posição analítica sobre as suas experiências leitoras. Ao contar suas histórias de leituras e rememorar seus percursos de formação, as professoras recordaram de lembranças vagas do primeiro contato com a leitura e da participação da escola na relação com o mundo dos livros. Diante dos relatos das entrevistadas, nota-se que o material de leitura mais acessível para a maioria era o livro didático. Muitas lembranças ainda fixas remetem à leitura como histórias contadas por parentes ou pessoas próximas da família, ou ainda de livros passados de irmão para irmão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EXPERIÊNCIAS DE LEITURA E DE ESCRITA: A FORMAÇAO DO LEITOR EM FOCO"
    "palavra_chave" => "PRÁTICAS DE LEITURA, HISTÓRIAS DE VIDA/DE LEITURA, PERCURSO FORMATIVO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_2datahora_23_05_2014_10_32_38_idinscrito_1178_792668ac87a09b610a5964983f4e34f5.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÉRICA DESTERRO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ÉRICA DESTERRO"
    "autor_email" => "kinha_03@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VI FIPED"
    "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014"
    "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png"
    "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 30 de julho de 2014

Resumo

Este artigo apresenta os resultados iniciais de uma pesquisa em andamento sobre as memórias e experiências de leitura/ de formação de professoras da rede pública e privada do município de Amargosa - Bahia. O objetivo desse estudo é contribuir para a reflexão acerca das práticas leitoras desenvolvidas pelas professoras que atuam nas séries iniciais do Ensino Fundamental e compreender como foi construída — ao longo de suas trajetórias — sua relação com a leitura, analisando de que forma tal relação influencia a atuação delas como docente. A opção metodológica pela abordagem autobiográfica justifica-se, nesse caso, pela possibilidade de mobilização, no professor, de um emergir de um conhecimento de si, além de um deslocamento para uma posição analítica sobre as suas experiências leitoras. Ao contar suas histórias de leituras e rememorar seus percursos de formação, as professoras recordaram de lembranças vagas do primeiro contato com a leitura e da participação da escola na relação com o mundo dos livros. Diante dos relatos das entrevistadas, nota-se que o material de leitura mais acessível para a maioria era o livro didático. Muitas lembranças ainda fixas remetem à leitura como histórias contadas por parentes ou pessoas próximas da família, ou ainda de livros passados de irmão para irmão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.