Este artigo apresenta os resultados iniciais de uma pesquisa em andamento sobre as memórias e experiências de leitura/ de formação de professoras da rede pública e privada do município de Amargosa - Bahia. O objetivo desse estudo é contribuir para a reflexão acerca das práticas leitoras desenvolvidas pelas professoras que atuam nas séries iniciais do Ensino Fundamental e compreender como foi construída — ao longo de suas trajetórias — sua relação com a leitura, analisando de que forma tal relação influencia a atuação delas como docente. A opção metodológica pela abordagem autobiográfica justifica-se, nesse caso, pela possibilidade de mobilização, no professor, de um emergir de um conhecimento de si, além de um deslocamento para uma posição analítica sobre as suas experiências leitoras. Ao contar suas histórias de leituras e rememorar seus percursos de formação, as professoras recordaram de lembranças vagas do primeiro contato com a leitura e da participação da escola na relação com o mundo dos livros. Diante dos relatos das entrevistadas, nota-se que o material de leitura mais acessível para a maioria era o livro didático. Muitas lembranças ainda fixas remetem à leitura como histórias contadas por parentes ou pessoas próximas da família, ou ainda de livros passados de irmão para irmão.