RESUMO: A ludicidade é estratégia fundamental nas práticas da Educação Infantil, possibilitando o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos. Mas, no Ensino Fundamental as atividades lúdicas são reduzidas ou suprimidas das salas de aula. O presente estudo, realizado por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no subprojeto Pedagogia/UFC, apresenta uma pesquisa qualitativa com observação participante e questionário aberto aplicado com 03 professoras acerca da utilização do recurso lúdico e de sua importância na construção de uma aprendizagem significativa com alunos de 4° e 5° ano do Ensino Fundamental I em uma escola pública de Fortaleza/CE. Os resultados indicam que são poucas as atividades realizadas com ludicidade, mas não deixam de evidenciar seu valor e contribuição no aprendizado das crianças. Concluímos relacionando ações com ludicidade desenvolvidas por nós nas salas de aula, como forma de favorecer a aprendizagem dos alunos e nossa própria aprendizagem como futuras docentes.