Artigo Anais VI FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS LEITORES DIANTE DA TRANSIÇÃO DO SUPORTE DE LEITURA IMPRESSO PARA O DIGITAL

Palavra-chaves: LEITURA, DIGITAL, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) PESQUISAS SOBRE LEITURA, ESCRITA E LIVROS
"2014-07-30 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6467
    "edicao_id" => 20
    "trabalho_id" => 196
    "inscrito_id" => 1450
    "titulo" => "O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO DE  FORMAÇÃO DOS LEITORES DIANTE DA TRANSIÇÃO DO SUPORTE DE LEITURA  IMPRESSO PARA O DIGITAL"
    "resumo" => "O presente artigo analisa a partir dos questionamentos suscitados por diversos autores, algumas características da leitura digital , os efeitos que ela provoca nos nossos modos de ler,  e o papel dos professores neste contexto, afim de contribuir para a formação dos leitores e oferecer subsídios para estudos posteriores. É notório a intensidade com que os alunos estão trocando a leitura impressa pela leitura digital, mas que ainda assim, acredita-se que o impresso não irá se extinguir, pois o mesmo possui quesitos singulares. A escola e os professores têm a missão de reconhecer esse processo de transição,  identificar os prós e contras de cada  suporte, e se adequar aos novos formatos, sabendo como tratar deste assunto, principalmente em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "PESQUISAS SOBRE LEITURA, ESCRITA E LIVROS"
    "palavra_chave" => "LEITURA, DIGITAL, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_2datahora_25_05_2014_12_17_58_idinscrito_1450_9964f641e07d0456a9601dd0ae777e4d.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALESSANDRA OLIVEIRA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ALESSANDRA"
    "autor_email" => "alessof40@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VI FIPED"
    "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014"
    "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png"
    "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6467
    "edicao_id" => 20
    "trabalho_id" => 196
    "inscrito_id" => 1450
    "titulo" => "O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO DE  FORMAÇÃO DOS LEITORES DIANTE DA TRANSIÇÃO DO SUPORTE DE LEITURA  IMPRESSO PARA O DIGITAL"
    "resumo" => "O presente artigo analisa a partir dos questionamentos suscitados por diversos autores, algumas características da leitura digital , os efeitos que ela provoca nos nossos modos de ler,  e o papel dos professores neste contexto, afim de contribuir para a formação dos leitores e oferecer subsídios para estudos posteriores. É notório a intensidade com que os alunos estão trocando a leitura impressa pela leitura digital, mas que ainda assim, acredita-se que o impresso não irá se extinguir, pois o mesmo possui quesitos singulares. A escola e os professores têm a missão de reconhecer esse processo de transição,  identificar os prós e contras de cada  suporte, e se adequar aos novos formatos, sabendo como tratar deste assunto, principalmente em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "PESQUISAS SOBRE LEITURA, ESCRITA E LIVROS"
    "palavra_chave" => "LEITURA, DIGITAL, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_2datahora_25_05_2014_12_17_58_idinscrito_1450_9964f641e07d0456a9601dd0ae777e4d.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALESSANDRA OLIVEIRA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ALESSANDRA"
    "autor_email" => "alessof40@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VI FIPED"
    "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014"
    "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png"
    "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 30 de julho de 2014

Resumo

O presente artigo analisa a partir dos questionamentos suscitados por diversos autores, algumas características da leitura digital , os efeitos que ela provoca nos nossos modos de ler, e o papel dos professores neste contexto, afim de contribuir para a formação dos leitores e oferecer subsídios para estudos posteriores. É notório a intensidade com que os alunos estão trocando a leitura impressa pela leitura digital, mas que ainda assim, acredita-se que o impresso não irá se extinguir, pois o mesmo possui quesitos singulares. A escola e os professores têm a missão de reconhecer esse processo de transição, identificar os prós e contras de cada suporte, e se adequar aos novos formatos, sabendo como tratar deste assunto, principalmente em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.