TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: APLICAÇÕES NO ENSINO BÁSICO PÚBLICO E PRIVADO DE GEOGRAFIA EM CAMPINA GRANDE – PB
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62693 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 273 "inscrito_id" => 4300 "titulo" => "TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: APLICAÇÕES NO ENSINO BÁSICO PÚBLICO E PRIVADO DE GEOGRAFIA EM CAMPINA GRANDE – PB" "resumo" => "ATUALMENTE OS MÉTODOS DE ENSINO EM TODOS OS NÍVEIS, EVOLUEM OS SEUS INSTRUMENTOS DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO. AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TICS AUXILIAM E COMPLEMENTAM O ENSINO DE GEOGRAFIA COMO EM TODAS AS OUTRAS DISCIPLINAS DE ENSINO. NESSE SENTIDO, OBJETIVA-SE ANALISAR O USO DAS TICS EM SALA DE AULA POR PROFESSORES DE GEOGRAFIA NO NÍVEL BÁSICO NA REDE PÚBLICA E PRIVADA DE ENSINO EM CAMPINA GRANDE – PB, COM O INTUITO DE REFERIR AS PRINCIPAIS DIFICULDADES EM SEU USO, E PROVOCAR OBSERVAÇÕES SOBRE A TEMÁTICA, INVESTIGANDO A FREQUÊNCIA COM QUE ESSES INSTRUMENTOS SÃO EMPREGADOS POR ESSES PROFESSORES NO ENSINO BÁSICO DE GEOGRAFIA. ATRAVÉS DA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA, PARA ATINGIR O OBJETIVO CENTRAL, SUCEDEU-SE A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO COM PROFESSORES DO NÍVEL BÁSICO DE ENSINO EM CAMPINA GRANDE – PB. POSTERIORMENTE, CONSIDERANDO OS RESULTADOS OBTIDOS, VERIFICOU-SE QUE OS PROFESSORES ENTENDEM O QUE SÃO AS TICS, EVIDENCIOU-SE A AUSÊNCIA DE INFRAESTRUTURA E FORMAÇÃO CONTINUADA DOS EDUCADORES PARA SUA APLICABILIDADE NAS ESCOLAS, UTILIZANDO COM CERTA FREQUÊNCIA OS INSTRUMENTOS TECNOLÓGICOS EM SALA DE AULA APESAR DOS PROBLEMAS OBSERVADOS. A PARTIR DOS RESULTADOS, OS PROFESSORES DESTACARAM AS TICS COMO RECURSO DIDÁTICO IMPORTANTE, PARA A APLICAÇÃO DE CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS EM SALA DE AULA, EM QUE OCORRE UM MELHOR APRENDIZADO DOS ALUNOS POR MEIO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS. PORTANTO, FAZ-SE NECESSÁRIO A EXECUÇÃO DAS TICS EM SALA DE AULA, NÃO SÓ EM CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS, COM O PROPÓSITO DE FORMAR CIDADÃS E CIDADÃOS ATENTOS A EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA DE FORMA EDUCATIVA NO ESPAÇO SOCIOEDUCACIONAL." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ENSINO BÁSICO, GEOGRAFIA, PROFESSOR, TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA19_ID4300_19052019135926.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAYENE ALBINO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "DAYENE ALBINO DOS SANTOS" "autor_email" => "dayene15@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62693 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 273 "inscrito_id" => 4300 "titulo" => "TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: APLICAÇÕES NO ENSINO BÁSICO PÚBLICO E PRIVADO DE GEOGRAFIA EM CAMPINA GRANDE – PB" "resumo" => "ATUALMENTE OS MÉTODOS DE ENSINO EM TODOS OS NÍVEIS, EVOLUEM OS SEUS INSTRUMENTOS DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO. AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TICS AUXILIAM E COMPLEMENTAM O ENSINO DE GEOGRAFIA COMO EM TODAS AS OUTRAS DISCIPLINAS DE ENSINO. NESSE SENTIDO, OBJETIVA-SE ANALISAR O USO DAS TICS EM SALA DE AULA POR PROFESSORES DE GEOGRAFIA NO NÍVEL BÁSICO NA REDE PÚBLICA E PRIVADA DE ENSINO EM CAMPINA GRANDE – PB, COM O INTUITO DE REFERIR AS PRINCIPAIS DIFICULDADES EM SEU USO, E PROVOCAR OBSERVAÇÕES SOBRE A TEMÁTICA, INVESTIGANDO A FREQUÊNCIA COM QUE ESSES INSTRUMENTOS SÃO EMPREGADOS POR ESSES PROFESSORES NO ENSINO BÁSICO DE GEOGRAFIA. ATRAVÉS DA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA, PARA ATINGIR O OBJETIVO CENTRAL, SUCEDEU-SE A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO COM PROFESSORES DO NÍVEL BÁSICO DE ENSINO EM CAMPINA GRANDE – PB. POSTERIORMENTE, CONSIDERANDO OS RESULTADOS OBTIDOS, VERIFICOU-SE QUE OS PROFESSORES ENTENDEM O QUE SÃO AS TICS, EVIDENCIOU-SE A AUSÊNCIA DE INFRAESTRUTURA E FORMAÇÃO CONTINUADA DOS EDUCADORES PARA SUA APLICABILIDADE NAS ESCOLAS, UTILIZANDO COM CERTA FREQUÊNCIA OS INSTRUMENTOS TECNOLÓGICOS EM SALA DE AULA APESAR DOS PROBLEMAS OBSERVADOS. A PARTIR DOS RESULTADOS, OS PROFESSORES DESTACARAM AS TICS COMO RECURSO DIDÁTICO IMPORTANTE, PARA A APLICAÇÃO DE CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS EM SALA DE AULA, EM QUE OCORRE UM MELHOR APRENDIZADO DOS ALUNOS POR MEIO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS. PORTANTO, FAZ-SE NECESSÁRIO A EXECUÇÃO DAS TICS EM SALA DE AULA, NÃO SÓ EM CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS, COM O PROPÓSITO DE FORMAR CIDADÃS E CIDADÃOS ATENTOS A EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA DE FORMA EDUCATIVA NO ESPAÇO SOCIOEDUCACIONAL." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ENSINO BÁSICO, GEOGRAFIA, PROFESSOR, TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA19_ID4300_19052019135926.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAYENE ALBINO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "DAYENE ALBINO DOS SANTOS" "autor_email" => "dayene15@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }