ATUALMENTE OS MÉTODOS DE ENSINO EM TODOS OS NÍVEIS, EVOLUEM OS SEUS INSTRUMENTOS DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO. AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TICS AUXILIAM E COMPLEMENTAM O ENSINO DE GEOGRAFIA COMO EM TODAS AS OUTRAS DISCIPLINAS DE ENSINO. NESSE SENTIDO, OBJETIVA-SE ANALISAR O USO DAS TICS EM SALA DE AULA POR PROFESSORES DE GEOGRAFIA NO NÍVEL BÁSICO NA REDE PÚBLICA E PRIVADA DE ENSINO EM CAMPINA GRANDE – PB, COM O INTUITO DE REFERIR AS PRINCIPAIS DIFICULDADES EM SEU USO, E PROVOCAR OBSERVAÇÕES SOBRE A TEMÁTICA, INVESTIGANDO A FREQUÊNCIA COM QUE ESSES INSTRUMENTOS SÃO EMPREGADOS POR ESSES PROFESSORES NO ENSINO BÁSICO DE GEOGRAFIA. ATRAVÉS DA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA, PARA ATINGIR O OBJETIVO CENTRAL, SUCEDEU-SE A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO COM PROFESSORES DO NÍVEL BÁSICO DE ENSINO EM CAMPINA GRANDE – PB. POSTERIORMENTE, CONSIDERANDO OS RESULTADOS OBTIDOS, VERIFICOU-SE QUE OS PROFESSORES ENTENDEM O QUE SÃO AS TICS, EVIDENCIOU-SE A AUSÊNCIA DE INFRAESTRUTURA E FORMAÇÃO CONTINUADA DOS EDUCADORES PARA SUA APLICABILIDADE NAS ESCOLAS, UTILIZANDO COM CERTA FREQUÊNCIA OS INSTRUMENTOS TECNOLÓGICOS EM SALA DE AULA APESAR DOS PROBLEMAS OBSERVADOS. A PARTIR DOS RESULTADOS, OS PROFESSORES DESTACARAM AS TICS COMO RECURSO DIDÁTICO IMPORTANTE, PARA A APLICAÇÃO DE CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS EM SALA DE AULA, EM QUE OCORRE UM MELHOR APRENDIZADO DOS ALUNOS POR MEIO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS. PORTANTO, FAZ-SE NECESSÁRIO A EXECUÇÃO DAS TICS EM SALA DE AULA, NÃO SÓ EM CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS, COM O PROPÓSITO DE FORMAR CIDADÃS E CIDADÃOS ATENTOS A EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA DE FORMA EDUCATIVA NO ESPAÇO SOCIOEDUCACIONAL.