ESTE TRABALHO FOI PENSADO A PARTIR DE OBSERVAÇÕES FEITAS NO PERÍODO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I E II NO QUAL FOI PERCEBIDO QUE OS ALUNOS SE PERGUNTAM A UTILIDADE DA MATEMÁTICA PARA SUA VIDA FORA DA SALA DE AULA. NESSE SENTIDO SE MOSTRA A NECESSIDADE DE MEIOS QUE POSSIBILITEM PRODUÇÃO DE SIGNIFICADO PARA OS CONTEÚDOS ESTUDADOS EM MATEMÁTICA. PARA ESTE PROJETO FOI ESCOLHIDO O ENSINO DE CONVERSÕES DE UNIDADES DE MEDIDAS E CÁLCULO DO PERÍMETRO POR SER UM CONTEÚDO IMPORTANTE TANTO PARA OS ESTUDOS MATEMÁTICOS QUANTO PARA AS ATIVIDADES DIÁRIAS. TEM COMO OBJETIVO MOSTRAR A UTILIZAÇÃO DA CONTEXTUALIZAÇÃO COM OS MEIOS DE SUBSISTÊNCIA CARACTERÍSTICOS DA REGIÃO, CARACTERIZADO PELO TRABALHO NO CAMPO, NORTEADO PELA TENDÊNCIA ETNOMATEMÁTICA. SERÃO TRABALHADAS TAREFAS CONTEXTUALIZADAS BUSCANDO A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E POSSIBILITANDO QUE ELES UTILIZEM ESSES CONHECIMENTOS NAS SUAS ATIVIDADES DIÁRIAS. SERÁ APLICADO NA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA DR PAULO RAMOS NO TURNO NOTURNO.