ESTE ARTIGO EMANA SOBRE UMA ABORDAGEM REFLEXIVA DA RELEVÂNCIA DAS TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO NO ATENDIMENTO DO ESTUDANTE SURDO NA ERA DIGITAL COMO ONDAS DE NOVOS SABERES PARA CONSTRUÇÃO DE MAIS CONHECIMENTOS. ESTE PERCORRE O CAMINHO METODOLÓGICO DE CARÁTER QUALITATIVO DO ESTUDO, FOI REALIZADO UM BREVE ESTUDO ACERCA DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO QUE SE REVESTEM NO MODO DE COMPREENDER O MUNDO POSSÍVEL A EDUCAÇÃO ESCOLAR. UTILIZAMOS DA CONVERSAÇÃO COMO MANUAIS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, INSTRUÇÕES EDUCACIONAIS NO ATENDIMENTO AO ESTUDANTE SURDO, BEM COMO A ENTREVISTA NÃO ESTRUTURA REALIZADA COM INTÉRPRETE EM LIBRAS E ESTUDANTES SURDOS DO 5º ANO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL COMUNA DE PAUDALHO/PE OBJETIVA-SE PROMOVER UMA EDUCAÇÃO CONSTRUTORA DE NOVOS SABERES E MAIS CONHECIMENTO A PARTIR DA INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO AMBIENTE ESCOLAR. VIMOS QUE A INTÉRPRETE EM LIBRAS APRESENTA GRANDE INTERESSE SOBRE AS TECNOLOGIAS, OS ESTUDANTES ASSISTIDOS DEMONSTRAM FASCINAÇÃO PELAS TECNOLOGIAS, RESULTANDO NA PROMOÇÃO EVOLUTIVA NO PROCESSO DE ENSINO QUANTO AO PROCESSO APRENDIZAGEM, POIS ULTRAPASSA O ESPAÇO MICRO A SALA DE AULA. O USO DAS TECNOLOGIAS FUNCIONA COMO FERRAMENTA DE INTERAÇÃO ARTICULADORA A MODALIDADE COMUNICATIVA PROPONDO UMA MANEIRA DE SOCIALIZAÇÃO ONDE O ESTUDANTE PRODUZ SUAS PRÓPRIAS NECESSIDADES COM OBJETIVO DE CONSTRUÇÃO DO PRÓPRIO PROCESSO DE APRENDIZAGEM.