SILVA, Marta Maria. Tecnologia educacional, a lousa digital nas escolas publicas. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/62684>. Acesso em: 23/12/2024 04:44
ESTE ARTIGO ABORDA A UTILIZAÇÃO DA LOUSA DIGITAL NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE PRAIA GRANDE SP, ANALISANDO O ENSINO PUBLICO, LEVANDO EM CONTA AS POSSIBILIDADES DE UMA AULA MAIS DINÂMICA E INTERATIVA, DESPERTANDO O INTERESSE DOS ALUNOS E POSSIBILITANDO A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS COMO RECURSOS COLABORATIVOS PARA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.PESQUISA REALIZADA COM QUESTIONÁRIO OBJETIVOS IMPORTÂNCIA DE SUA OPINIÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, SÃO QUATORZE QUESTÕES ENVIADAS PARA CINQUENTA PROFESSORES. TEMOS QUE PENSAR NESSES NOVOS PAPÉIS COM A ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS, O PROFESSOR PRECISA SER REFLEXIVO E ANALISAR RESULTADOS RELACIONANDO OS PROCESSOS CONCEITUAIS DE APRENDIZAGEM E CONSIDERANDO A DIVERSIDADE DE TODOS OS ELEMENTOS ENVOLVIDOS NESTE PROCESSO.OS RECURSOS TECNOLÓGICOS PRECISAM SER ACESSÍVEIS A TODOS OS ALUNOS, ALGUNS INICIAM ESTE CONTATO NO AMBIENTE EDUCACIONAL, E É UMA COMPETÊNCIA QUE O ALUNO VAI UTILIZAR NA VIDA PRÁTICA, TRABALHO E LAZER DE UMA SOCIEDADE GLOBALIZADA.APÓS ANALISE DOS RESULTADOS AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS VEM MODIFICANDO O MODO DE ENSINAR E APRENDER, ABRINDO NOVAS PORTAS PARA UTILIZAÇÃO DE VÁRIAS ESTRATÉGIAS, UMA GRANDE VARIEDADE DE POSSIBILIDADES COMO, GAMIFICAÇÃO, ENSINO HÍBRIDO, SALA DE AULA INVERTIDA, APRENDIZAGEM MAKER, APRENDIZAGEM COLABORATIVA E AVALIAÇÃO DIGITAL. TODAS ESSAS ALTERNATIVAS DEIXAM AS AULAS MAIS ATRAENTES E POSSIBILITAM O PROTAGONISMOS DOS ALUNOS, POIS SÃO OS NATIVOS DIGITAIS E MUITAS VEZES APRESENTAM RESULTADOS SURPREENDENTES, SUPERANDO AS EXPECTATIVAS. VEJAMOS COMO ESTÃO SENDO UTILIZADAS ESSAS FERRAMENTAS PELOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL E SEUS ALUNOS.