Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GESTÃO DEMOCRÁTICA NA PRÁTICA: UM ESTUDO SOBRE A EFETIVAÇÃO DO PRINCÍPIO DA PARTICIPAÇÃO ATRAVÉS DOS MECANISMOS DEMOCRATIZADORES DA ESCOLA

Palavra-chaves: GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPAÇÃO, MECANISMOS DEMOCRATIZADORES Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
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       DO ENSINO DE RECIFE/PE. A PESQUISA TRATA-SE DE UM ESTUDO DE CAMPO, QUE UTILIZOU COMO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS A OBSERVAÇÃO, ENTREVISTAS ESTRUTURADAS COM A GESTORA, EQUIPE ESCOLAR E\r\n
      MEMBROS DO CONSELHO, COMO TAMBÉM A ANÁLISE DOCUMENTAL DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO ESCOLAR E DAS ATAS DO CONSELHO ESCOLAR. POR FIM, CONSTATOU-SE QUE APESAR DA EXISTÊNCIA DE INDÍCIOS DE GESTÃO\r\n
      DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PESQUISADA, ATRAVÉS DOS MECANISMOS DEMOCRATIZADORES, FAZ-SE NECESSÁRIO O\r\n
      AVANÇO DA PARTICIPAÇÃO, VISTO QUE A ESCOLA PESQUISADA NÃO VIABILIZA A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE EXTERNA NA ESCOLA E A PARTICIPAÇÃO DOS RESPONSÁVEIS AINDA É LIMITADA.
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

CONFORME A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL, PROMULGADA EM 1996, A GESTÃO DEMOCRÁTICA SE CONSTITUI COMO UM DOS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NACIONAL, SENDO A PARTICIPAÇÃO UM DOS PILARES DESSE MODELO DE GESTÃO. CONSIDERANDO ESSES FATORES, ESTA PESQUISA VISA REFLETIR SOBRE A PARTICIPAÇÃO DOS DIVERSOS SEGMENTOS DA ESCOLA E OS MECANISMOS DE GESTÃO DEMOCRÁTICA QUE VIABILIZAM A PARTICIPAÇÃO DESSES SUJEITOS NA INSTITUIÇÃO PESQUISADA. O OBJETO DO ESTUDO TRATA-SE DE UMA ESCOLA DAREDE MUNICIPAL DO ENSINO DE RECIFE/PE. A PESQUISA TRATA-SE DE UM ESTUDO DE CAMPO, QUE UTILIZOU COMO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS A OBSERVAÇÃO, ENTREVISTAS ESTRUTURADAS COM A GESTORA, EQUIPE ESCOLAR E MEMBROS DO CONSELHO, COMO TAMBÉM A ANÁLISE DOCUMENTAL DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO ESCOLAR E DAS ATAS DO CONSELHO ESCOLAR. POR FIM, CONSTATOU-SE QUE APESAR DA EXISTÊNCIA DE INDÍCIOS DE GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PESQUISADA, ATRAVÉS DOS MECANISMOS DEMOCRATIZADORES, FAZ-SE NECESSÁRIO O AVANÇO DA PARTICIPAÇÃO, VISTO QUE A ESCOLA PESQUISADA NÃO VIABILIZA A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE EXTERNA NA ESCOLA E A PARTICIPAÇÃO DOS RESPONSÁVEIS AINDA É LIMITADA.

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