CONFORME A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL, PROMULGADA EM 1996, A GESTÃO DEMOCRÁTICA SE CONSTITUI COMO UM DOS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NACIONAL, SENDO A PARTICIPAÇÃO UM DOS PILARES DESSE MODELO DE GESTÃO. CONSIDERANDO ESSES FATORES, ESTA PESQUISA VISA REFLETIR SOBRE A PARTICIPAÇÃO DOS DIVERSOS SEGMENTOS DA ESCOLA E OS MECANISMOS DE GESTÃO DEMOCRÁTICA QUE VIABILIZAM A PARTICIPAÇÃO DESSES SUJEITOS NA INSTITUIÇÃO PESQUISADA. O OBJETO DO ESTUDO TRATA-SE DE UMA ESCOLA DAREDE MUNICIPAL
DO ENSINO DE RECIFE/PE. A PESQUISA TRATA-SE DE UM ESTUDO DE CAMPO, QUE UTILIZOU COMO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS A OBSERVAÇÃO, ENTREVISTAS ESTRUTURADAS COM A GESTORA, EQUIPE ESCOLAR E
MEMBROS DO CONSELHO, COMO TAMBÉM A ANÁLISE DOCUMENTAL DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO ESCOLAR E DAS ATAS DO CONSELHO ESCOLAR. POR FIM, CONSTATOU-SE QUE APESAR DA EXISTÊNCIA DE INDÍCIOS DE GESTÃO
DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PESQUISADA, ATRAVÉS DOS MECANISMOS DEMOCRATIZADORES, FAZ-SE NECESSÁRIO O
AVANÇO DA PARTICIPAÇÃO, VISTO QUE A ESCOLA PESQUISADA NÃO VIABILIZA A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE EXTERNA NA ESCOLA E A PARTICIPAÇÃO DOS RESPONSÁVEIS AINDA É LIMITADA.