PERFIL SOCIOECONÔMICO DE ALUNOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61999 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5896 "inscrito_id" => 14061 "titulo" => "PERFIL SOCIOECONÔMICO DE ALUNOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM" "resumo" => """ RESUMO\r\n \r\n A PARTIR DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 A EDUCAÇÃO NO PAÍS FOI DEFINIDA COMO UM DIREITO DE TODOS. O ACESSO À UNIVERSIDADE PASSOU A SER UMA PREOCUPAÇÃO DAS POLÍTICAS DE ATENÇÃO À EDUCAÇÃO. PROGRAMAS TÊM SIDO CRIADOS COM VISTAS À AMPLIAÇÃO DO ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR, MAS, O ALUNO QUE ESCOLHE INGRESSAR NA UNIVERSIDADE ESTÁ CONDICIONADO À REALIZAÇÃO DO EXAME VESTIBULAR. ESSE TRABALHO OBJETIVOU CONHECER O PERFIL SÓCIO DOS ALUNOS DO CURSO DE ENFERMAGEM DE UMA UNIVERSIDADE PUBLICA FEDERAL LOCALIZADA NO AGRESTE DO ESTADO DE ALAGOAS. TRATA-SE DE UM ESTUDO TRANSVERSAL DO TIPO DESCRITIVO COM ABORDAGEM QUANTITATIVA. TOMOU COMO BASE O NÚMERO TOTAL (N=183) DE ALUNOS MATRICULADOS NO CURSO DE ENFERMAGEM ENTRE OS ANOS DE 2009 A 2013. FOI UTILIZADO UM QUESTIONÁRIO ESTRUTURADO PARA OBTER INFORMAÇÕES ACERCA DO PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS ALUNOS DE ENFERMAGEM. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE 80% DOS ALUNOS QUE PARTICIPARAM DA PESQUISA POSSUEM IDADES ENTRE 18 A 24 ANOS, 86% DECLARARAM-SE SOLTEIROS E 65% SE ALTO AFIRMARAM PARDOS. SÃO ORIUNDOS DE 18 MUNICÍPIOS, 11 DA REGIÃO METROPOLITANA DO AGRESTE E OUTRAS 07 CIDADES CONSIDERADAS MUNICÍPIOS CIRCUNVIZINHO. OBSERVOU-SE TAMBÉM QUE 29% DAS FAMÍLIAS DOS ALUNOS POSSUEM RENDAS ENTRE 1 A 1,5 SALÁRIOS MÍNIMOS E 24% UMA RENDA FAMILIAR ACIMA DE 3 SALÁRIOS MÍNIMOS; 53% INFORMARAM NUNCA TER TRABALHADO E 57% AFIRMARAM TER CURSADO O ENSINO MÉDIO SOMENTE EM ESCOLA PARTICULAR. CONCLUI-SE COM ESTE ESTUDO QUE A MAIORIA DOS PARTICIPANTES ERA DO SEXO FEMININO, SOLTEIROS, SE ALTO DECLARARAM PARDOS, TINHA IDADE ATÉ 24 ANOS E MORAVA PREDOMINANTEMENTE NA ZONA URBANA DE 18 MUNICÍPIOS LOCALIZADOS PRÓXIMOS A CIDADE SEDE DO CAMPUS; 50% RECEBIAM ALGUM TIPO DE BOLSA ESTUDANTIL; DOIS TERÇOS FEZ CURSO PREPARATÓRIO PARA O VESTIBULAR E METADE ERA PROCEDENTE DE ESCOLAS PARTICULARES DE ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL; QUASE METADE DOS ALUNOS NÃO TEVE A ENFERMAGEM COMO PRIMEIRA OPÇÃO DE CURSO. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "FATORES SOCIOECONÔMICOS, BACHARELADO EM ENFERMAGEM, ESTUDANTES DE ENFERMAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA2_ID14061_03102019230925.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEILANE FERREIRA FERRO" "autor_nome_curto" => "LEILANE FERRO" "autor_email" => "leilinha_ferro@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61999 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5896 "inscrito_id" => 14061 "titulo" => "PERFIL SOCIOECONÔMICO DE ALUNOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM" "resumo" => """ RESUMO\r\n \r\n A PARTIR DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 A EDUCAÇÃO NO PAÍS FOI DEFINIDA COMO UM DIREITO DE TODOS. O ACESSO À UNIVERSIDADE PASSOU A SER UMA PREOCUPAÇÃO DAS POLÍTICAS DE ATENÇÃO À EDUCAÇÃO. PROGRAMAS TÊM SIDO CRIADOS COM VISTAS À AMPLIAÇÃO DO ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR, MAS, O ALUNO QUE ESCOLHE INGRESSAR NA UNIVERSIDADE ESTÁ CONDICIONADO À REALIZAÇÃO DO EXAME VESTIBULAR. ESSE TRABALHO OBJETIVOU CONHECER O PERFIL SÓCIO DOS ALUNOS DO CURSO DE ENFERMAGEM DE UMA UNIVERSIDADE PUBLICA FEDERAL LOCALIZADA NO AGRESTE DO ESTADO DE ALAGOAS. TRATA-SE DE UM ESTUDO TRANSVERSAL DO TIPO DESCRITIVO COM ABORDAGEM QUANTITATIVA. TOMOU COMO BASE O NÚMERO TOTAL (N=183) DE ALUNOS MATRICULADOS NO CURSO DE ENFERMAGEM ENTRE OS ANOS DE 2009 A 2013. FOI UTILIZADO UM QUESTIONÁRIO ESTRUTURADO PARA OBTER INFORMAÇÕES ACERCA DO PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS ALUNOS DE ENFERMAGEM. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE 80% DOS ALUNOS QUE PARTICIPARAM DA PESQUISA POSSUEM IDADES ENTRE 18 A 24 ANOS, 86% DECLARARAM-SE SOLTEIROS E 65% SE ALTO AFIRMARAM PARDOS. SÃO ORIUNDOS DE 18 MUNICÍPIOS, 11 DA REGIÃO METROPOLITANA DO AGRESTE E OUTRAS 07 CIDADES CONSIDERADAS MUNICÍPIOS CIRCUNVIZINHO. OBSERVOU-SE TAMBÉM QUE 29% DAS FAMÍLIAS DOS ALUNOS POSSUEM RENDAS ENTRE 1 A 1,5 SALÁRIOS MÍNIMOS E 24% UMA RENDA FAMILIAR ACIMA DE 3 SALÁRIOS MÍNIMOS; 53% INFORMARAM NUNCA TER TRABALHADO E 57% AFIRMARAM TER CURSADO O ENSINO MÉDIO SOMENTE EM ESCOLA PARTICULAR. CONCLUI-SE COM ESTE ESTUDO QUE A MAIORIA DOS PARTICIPANTES ERA DO SEXO FEMININO, SOLTEIROS, SE ALTO DECLARARAM PARDOS, TINHA IDADE ATÉ 24 ANOS E MORAVA PREDOMINANTEMENTE NA ZONA URBANA DE 18 MUNICÍPIOS LOCALIZADOS PRÓXIMOS A CIDADE SEDE DO CAMPUS; 50% RECEBIAM ALGUM TIPO DE BOLSA ESTUDANTIL; DOIS TERÇOS FEZ CURSO PREPARATÓRIO PARA O VESTIBULAR E METADE ERA PROCEDENTE DE ESCOLAS PARTICULARES DE ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL; QUASE METADE DOS ALUNOS NÃO TEVE A ENFERMAGEM COMO PRIMEIRA OPÇÃO DE CURSO. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "FATORES SOCIOECONÔMICOS, BACHARELADO EM ENFERMAGEM, ESTUDANTES DE ENFERMAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA2_ID14061_03102019230925.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEILANE FERREIRA FERRO" "autor_nome_curto" => "LEILANE FERRO" "autor_email" => "leilinha_ferro@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }