O PRESENTE ARTIGO APRESENTA UMA ANÁLISE QUE SE SUCEDE A PARTIR DA EXPERIÊNCIA VIVIDA NO DECORRER DA DISCIPLINA DE BANCO DE DADOS II, QUE INVESTIGA A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NA INTERAÇÃO DA FERRAMENTA GOOGLE CLASSROOM. A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) DESTACADA, É UM RECURSO DIDÁTICO QUE FACILITA A DIFUSÃO DE CONHECIMENTOS, APROXIMANDO E APRESENTANDO UM NOVO RELACIONAMENTO ENTRE AS PARTES, DENTRO E FORA DE SALA DE AULA. A METODOLOGIA UTILIZADA TEVE COMO PARADIGMA EDUCACIONAL A CONTEXTUALIZAÇÃO E A INTERAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM NO DESENVOLVIMENTO DO ALUNO, TRABALHANDO DIVERSIDADES INDIVIDUAIS NA CONSTRUÇÃO DE SUA AUTONOMIA, E NOS DESAFIOS DO CURSO DE FORMAÇÃO. O OBJETIVO FOI CARACTERIZAR OS ENTRAVES E CONTRIBUIÇÕES QUE PODEM SER APLICADOS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA BANCO DE DADOS II. A ANÁLISE DOS RESULTADOS DO ESTUDO SERÁ OBTIDA NA FINALIZAÇÃO DA DISCIPLINA. DE MODO GERAL, OS DADOS COLETADOS EVIDENCIAM A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTA EDUCACIONAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA, ADOTANDO ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS DIVERSAS, E O PROFESSOR DESEMPENHANDO O PAPEL DE MEDIADOR DO CONHECIMENTO, NÃO SOMENTE O DETENTOR. CONTUDO, PERCEBEU-SE A NECESSIDADE ADAPTATIVA E PERSONALIZADA À MEDIDA DA PROGRESSÃO DE CADA ALUNO.