PARA DESENVOLVER O PRESENTE ESTUDO FOI ESTABELECIDO COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR A PERCEPÇÃO DAS PROFESSORAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. A PESQUISA É DESCRITIVA COM ABORDAGEM QUALITATIVA, E TEVE COMO CAMPO DE PESQUISA UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL, NO MUNICÍPIO DE BANANEIRAS/PB. FORAM UTILIZADOS DOIS INSTRUMENTOS PARA A COLETA DE DADOS, A OBSERVAÇÃO E O QUESTIONÁRIO COM QUESTÕES ABERTAS. OS DADOS FORAM ANALISADOS A PARTIR DO REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO CONSTRUÍDO PARA ESSE FIM, ESPECIALMENTE AS OBRAS DE DESSEN, 2014; FORTUNATTI, 2009; PARO, 2000; PIAGET, 1964; REGO, 1995; VYGOTSKY, 1998. OS RESULTADOS DOS DADOS COLETADOS INDICAM QUE AS PROFESSORAS SABEM DA RELEVÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA PARA O DESENVOLVIMENTO E A APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS. SINALIZA AINDA QUE A CRECHE PROMOVE PROJETOS EDUCACIONAIS COM O OBJETIVO DE ENVOLVER A FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS. MAS TAMBÉM APONTA A FRAGILIDADE DESSA RELAÇÃO FAMÍLIA E CRECHE, HAJA VISTA, QUE A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA AINDA É PARCIAL NO ACOMPANHAMENTO DAS QUESTÕES ESCOLARES DAS CRIANÇAS E QUE NEM SEMPRE OCORRE DE FORMA ESPONTÂNEA. DESSA FORMA, ENTENDE-SE QUE PARA REFLETIR SOBRE ESSES E MUITOS OUTROS ASPECTOS RELACIONADOS AO DESENVOLVIMENTO E À APRENDIZAGEM DA CRIANÇA É IMPORTANTE A APROXIMAÇÃO DOS CONTEXTOS FAMÍLIA E CRECHE/PRÉ-ESCOLA. TENDO MAIORES ESCLARECIMENTOS SOBRE O PROCESSO DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA, CERTAMENTE A FAMÍLIA TERÁ MAIORES CONDIÇÕES DE INTERAGIR COM A CRECHE/PRÉ- ESCOLA NO OBJETIVO QUE É FUNDAMENTAL A AMBAS: A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA PEQUENA.