APRESENTAMOS NESTA COMUNICAÇÃO UM RECORTE DAS AÇÕES DE PESQUISA QUE VÊM SENDO DESENVOLVIDAS PELO PROJETO UM CLICK NA LEITURA: OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM PARA O APRIMORAMENTO DA COMPREENSÃO LEITORA (EDITAL ARD/FAPERGS). NO ÂMBITO DA PESQUISA, ENTENDEMOS A COMPREENSÃO LEITORA COMO A CAPACIDADE DO LEITOR DE INTERAGIR COM O TEXTO, VALENDO-SE DE ESTRATÉGIAS DE NATUREZA COGNITIVA E METACOGNITIVA QUE O AUXILIAM A CONSTRUIR O SENTIDO ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DE INFERÊNCIAS TANTO NA ESTRUTURA SUPERFICIAL DO TEXTO, QUANTO NA ESTRUTURA PROFUNDA. A FIM DE VERIFICARMOS QUE ESTRATÉGIAS DE LEITURA SÃO UTILIZADAS DURANTE O PROCESSAMENTO DA COMPREENSÃO EM CONTEXTOS DE INTERAÇÃO COM OS OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM (ODA) PRODUZIDOS PELO GRUPO, SERÃO SELECIONADOS 10 ESTUDANTES DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE LAJEADO-RS. ENQUANTO INTERAGEM COM OS OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM, SERÃO FEITAS CAPTURAS DE TELA COM O SOFTWARE OCAM, QUE GERA VÍDEOS DOS PROCEDIMENTOS EXECUTADOS PELOS ALUNOS. O MATERIAL GRAVADO SERÁ ANALISADO, CONSIDERANDO O TIPO E O TEMPO DE DURAÇÃO DOS MOVIMENTOS REALIZADOS PELA MANIPULAÇÃO DO MOUSE DURANTE A INTERAÇÃO COM OS ODA. INTERESSA-NOS, AINDA, VERIFICAR O TIPO DE ESTRATÉGIA DE LEITURA EMPREGADA DURANTE A INTERAÇÃO COM OS ODA E AVALIAR DE QUE MODO OS FEEDBACKS INSTRUTIVOS SERVEM OU NÃO DE SUPORTE AO PROCESSAMENTO DA COMPREENSÃO. ESPERAMOS COMPILAR UM CONJUNTO DE GRAVAÇÕES QUE POSSAM NOS SERVIR DE SUBSÍDIO PARA TECER CONSIDERAÇÕES ACERCA DO PROCESSAMENTO DA COMPREENSÃO LEITORA EM AMBIENTE DIGITAL.