NO SISTEMA EDUCACIONAL VIGENTE, É COMUM IDENTIFICAR DIVERSAS DIFICULDADES QUE ACOMETEM O DESENVOLVIMENTO DAS RELAÇÕES DE ENSINO APRENDIZAGEM, ASSIM COMO A GESTÃO ESCOLAR COMO UM TODO. A FALTA DE RECURSOS MAIS ELABORADOS E MATERIAIS DE PAPELARIA PARA AULAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA TEM SIDO RECORRENTE EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO. PORTANTO, DURANTE A DISCIPLINA DE ESTÁGIO EM ENSINO DE BIOLOGIA I, FOI PENSADO O USO DE MATERIAIS ACESSÍVEIS E DE BAIXO CUSTO COMO RECURSOS PARA AS AULAS DE CIÊNCIAS, COM O OBJETIVO DE DINAMIZAR E PROMOVER UMA MAIOR PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES NAS AULAS. A METODOLOGIA EMPREGADA DIZ RESPEITO A MODELOS DIDÁTICOS EM FORMATO DE JOGOS FEITOS DE PAPELÃO E MATERIAIS SIMPLES DE ESCRITÓRIO, VISANDO UMA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA MAIS LÚDICA E CONTEXTUALIZADA SOBRE O CONTEÚDO DE SISTEMA DIGESTÓRIO, PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II. PARA ANALISAR OS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DE CADA JOGO, FORMULÁRIOS E PERGUNTAS FORAM REALIZADOS PARA QUE OS ESTUDANTES PUDESSEM EXPRESSAR QUAL RECURSO PRECISA SER APRIMORADO OU QUAL RECURSO CAUSOU MAIS DÚVIDAS OU COMPLICAÇÕES DURANTE AS AULAS DE REGÊNCIA DO ESTÁGIO. TAL RESUMO MOSTRA A RIQUEZA DE CONHECIMENTO E EXPERIÊNCIAS QUE O ESTÁGIO OBRIGATÓRIO PODE PROPORCIONAR A ESTUDANTES DE LICENCIATURA, A PARTIR DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO DE BAIXO CUSTO E DE FÁCIL APLICAÇÃO.