ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO GERAL APRESENTAR UMA EXPERIÊNCIA FOCADA NA PRÁTICA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS VIVENCIADA NO COMPONENTE DE APROFUNDAMENTO: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, NO SEMESTRE 2019.1, DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA, DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA. A EMENTA DO REFERIDO COMPONENTE CURRICULAR, CONTEMPLA CONCEPÇÕES DE LEITURA, A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DO LEITOR/A NO CONTEXTO DA ESCOLA, A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR LEITOR E ALGUNS AUTORES CLÁSSICOS E CONTEMPORÂNEOS DA LITERATURA INFANTIL. NESSA DIREÇÃO, AS HISTÓRIAS CONTRIBUEM TANTO PARA FORMAR A SUBJETIVIDADE DO LEITOR MIRIM, COMO PARA FORTALECER OS VÍNCULOS SOCIAIS E AFETIVOS DAS CRIANÇAS. DESCARTANDO DE UMA VEZ POR TODAS O USO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO PRETEXTO PARA APRENDIZAGENS DE CONTEÚDOS. PORTANTO, SE FAZ NECESSÁRIO QUE OS PROFESSORES UTILIZEM ESSE IMPORTANTE PRODUTO CULTURAL – CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS – PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA, QUANDO, QUEIRAMOS OU NÃO, AO EXPLORAR A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, INSTIGA-SE A IMAGINAÇÃO, A CRIATIVIDADE E A ORALIDADE DELAS. PARA REALIZAÇÃO DESSE TRABALHO RECORREMOS A AUTORES COMO: ABRAMOVICH (2004), RODRIGUES (2011) E MEDINA (2002), AO MESMO TEMPO EM QUE UTILIZAMOS COMO METODOLOGIA UMA OFICINA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS EM SALA DE AULA NA QUAL APROVEITAMOS A SEMANA ALUSIVA ÀS COMEMORAÇÕES VOLTADAS PARA O DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE; DIA 05 DE JUNHO. DESSA FORMA EXPLORAMOS A MÚSICA “A CASA” DE VINÍCIUS DE MORAIS, RESSIGNIFICADA NO TEMA DA SEMANA EM QUESTÃO, COM O INTUITO DE TRAZER À TONA A FORMAÇÃO ÉTICA DE CIDADÃOS CONSCIENTES SOBRE A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, A PARTIR DA EDUCAÇÃO INFANTIL.