A ARGUMENTAÇÃO TRATA-SE DE UM PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO DE PERSPECTIVAS QUE CONTA COM
PRESENÇA DA TRÍADE ARGUMENTATIVA (ARGUMENTO, CONTRA-ARGUMENTO E RESPOSTA) E A DEBATIBILIDADE
DO TEMA, OU SEJA, A EXISTÊNCIA DE DIFERENTES POSIÇÕES ACERCA DESTE. A PARTIR DISSO, FOI APLICADA
UMA DINÂMICA INTERPRETATIVA A UMA TURMA, PROCURANDO INTEGRAR OS CONTEÚDOS QUE JÁ VINHAM
SENDO TRABALHADOS NA DISCIPLINA FUNDAMENTOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA I, (CAMPOS CONCEITUAIS
DE VERGNAUD E O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA ANÁLISE COMBINATÓRIA) TAMBÉM INCORPORANDO A
POLÊMICA DE QUESTÕES QUE SÃO SIGNIFICATIVAS AO PÚBLICO-ALVO PROFESSOR/ALUNO: ERRO NO PROCESSO
DE ENSINO-APRENDIZAGEM, MÉTODO DE AVALIAÇÃO E COMPREENSÃO DA VISÃO DO ALUNO. A DINÂMICA
CONSISTIU EM DISTRIBUIR PARA REVISÃO DE UMA PROVA CORRIGIDA POR UM AVALIADOR FICTÍCIO E
RESPONDIDA POR UM ALUNO FICTÍCIO. O PROCESSO ARGUMENTATIVO E REVISÃO DAS PERSPECTIVAS FORAM
DISCUTIDOS PELO GRUPO CONTEMPLANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA E O RESULTADO DA APRENDIZAGEM NA
AVALIAÇÃO QUANTITATIVA. POR FIM, VISTO QUE A DISCUSSÃO COMO MEIO EDUCATIVO TEM COMO UM DE
SEUS PRESSUPOSTOS BASILARES A FORMAÇÃO DA APTIDÃO PARA A AUTONOMIA E O PENSAMENTO CRÍTICO, PARA
QUE TAIS APTIDÕES SEJAM ALCANÇADAS, SÃO REQUISITADOS ESTRATÉGIAS E MEIOS. A ARGUMENTAÇÃO, POR
SUA VEZ, É UMA FERRAMENTA FUNDAMENTAL NESTE PROCESSO DE FORMAÇÃO. CABE AO EDUCADOR E À
ESCOLA SEREM O ESPAÇO OPORTUNIZADOR DAS FALAS E DISCUSSÕES MEDIANDO MUNDO, PRÁTICAS E OLHAR
CRÍTICO.