ARGUMENTAÇÃO EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59142 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2694 "inscrito_id" => 2761 "titulo" => "ARGUMENTAÇÃO EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA" "resumo" => """ A ARGUMENTAÇÃO TRATA-SE DE UM PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO DE PERSPECTIVAS QUE CONTA COM\r\n PRESENÇA DA TRÍADE ARGUMENTATIVA (ARGUMENTO, CONTRA-ARGUMENTO E RESPOSTA) E A DEBATIBILIDADE\r\n DO TEMA, OU SEJA, A EXISTÊNCIA DE DIFERENTES POSIÇÕES ACERCA DESTE. A PARTIR DISSO, FOI APLICADA\r\n UMA DINÂMICA INTERPRETATIVA A UMA TURMA, PROCURANDO INTEGRAR OS CONTEÚDOS QUE JÁ VINHAM\r\n SENDO TRABALHADOS NA DISCIPLINA FUNDAMENTOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA I, (CAMPOS CONCEITUAIS\r\n DE VERGNAUD E O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA ANÁLISE COMBINATÓRIA) TAMBÉM INCORPORANDO A\r\n POLÊMICA DE QUESTÕES QUE SÃO SIGNIFICATIVAS AO PÚBLICO-ALVO PROFESSOR/ALUNO: ERRO NO PROCESSO\r\n DE ENSINO-APRENDIZAGEM, MÉTODO DE AVALIAÇÃO E COMPREENSÃO DA VISÃO DO ALUNO. A DINÂMICA\r\n CONSISTIU EM DISTRIBUIR PARA REVISÃO DE UMA PROVA CORRIGIDA POR UM AVALIADOR FICTÍCIO E\r\n RESPONDIDA POR UM ALUNO FICTÍCIO. O PROCESSO ARGUMENTATIVO E REVISÃO DAS PERSPECTIVAS FORAM\r\n DISCUTIDOS PELO GRUPO CONTEMPLANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA E O RESULTADO DA APRENDIZAGEM NA\r\n AVALIAÇÃO QUANTITATIVA. POR FIM, VISTO QUE A DISCUSSÃO COMO MEIO EDUCATIVO TEM COMO UM DE\r\n SEUS PRESSUPOSTOS BASILARES A FORMAÇÃO DA APTIDÃO PARA A AUTONOMIA E O PENSAMENTO CRÍTICO, PARA\r\n QUE TAIS APTIDÕES SEJAM ALCANÇADAS, SÃO REQUISITADOS ESTRATÉGIAS E MEIOS. A ARGUMENTAÇÃO, POR\r\n SUA VEZ, É UMA FERRAMENTA FUNDAMENTAL NESTE PROCESSO DE FORMAÇÃO. CABE AO EDUCADOR E À\r\n ESCOLA SEREM O ESPAÇO OPORTUNIZADOR DAS FALAS E DISCUSSÕES MEDIANDO MUNDO, PRÁTICAS E OLHAR\r\n CRÍTICO. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ARGUMENTAÇÃO, INTERDISCIPLINARIDADE, ENSINO DA MATEMÁTICA, AVALIAÇÃO, AVALIAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID2761_26082019195035.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HULDA LOURENÇO ALVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "HULDA" "autor_email" => "huldaalves@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59142 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2694 "inscrito_id" => 2761 "titulo" => "ARGUMENTAÇÃO EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA" "resumo" => """ A ARGUMENTAÇÃO TRATA-SE DE UM PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO DE PERSPECTIVAS QUE CONTA COM\r\n PRESENÇA DA TRÍADE ARGUMENTATIVA (ARGUMENTO, CONTRA-ARGUMENTO E RESPOSTA) E A DEBATIBILIDADE\r\n DO TEMA, OU SEJA, A EXISTÊNCIA DE DIFERENTES POSIÇÕES ACERCA DESTE. A PARTIR DISSO, FOI APLICADA\r\n UMA DINÂMICA INTERPRETATIVA A UMA TURMA, PROCURANDO INTEGRAR OS CONTEÚDOS QUE JÁ VINHAM\r\n SENDO TRABALHADOS NA DISCIPLINA FUNDAMENTOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA I, (CAMPOS CONCEITUAIS\r\n DE VERGNAUD E O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA ANÁLISE COMBINATÓRIA) TAMBÉM INCORPORANDO A\r\n POLÊMICA DE QUESTÕES QUE SÃO SIGNIFICATIVAS AO PÚBLICO-ALVO PROFESSOR/ALUNO: ERRO NO PROCESSO\r\n DE ENSINO-APRENDIZAGEM, MÉTODO DE AVALIAÇÃO E COMPREENSÃO DA VISÃO DO ALUNO. A DINÂMICA\r\n CONSISTIU EM DISTRIBUIR PARA REVISÃO DE UMA PROVA CORRIGIDA POR UM AVALIADOR FICTÍCIO E\r\n RESPONDIDA POR UM ALUNO FICTÍCIO. O PROCESSO ARGUMENTATIVO E REVISÃO DAS PERSPECTIVAS FORAM\r\n DISCUTIDOS PELO GRUPO CONTEMPLANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA E O RESULTADO DA APRENDIZAGEM NA\r\n AVALIAÇÃO QUANTITATIVA. POR FIM, VISTO QUE A DISCUSSÃO COMO MEIO EDUCATIVO TEM COMO UM DE\r\n SEUS PRESSUPOSTOS BASILARES A FORMAÇÃO DA APTIDÃO PARA A AUTONOMIA E O PENSAMENTO CRÍTICO, PARA\r\n QUE TAIS APTIDÕES SEJAM ALCANÇADAS, SÃO REQUISITADOS ESTRATÉGIAS E MEIOS. A ARGUMENTAÇÃO, POR\r\n SUA VEZ, É UMA FERRAMENTA FUNDAMENTAL NESTE PROCESSO DE FORMAÇÃO. CABE AO EDUCADOR E À\r\n ESCOLA SEREM O ESPAÇO OPORTUNIZADOR DAS FALAS E DISCUSSÕES MEDIANDO MUNDO, PRÁTICAS E OLHAR\r\n CRÍTICO. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ARGUMENTAÇÃO, INTERDISCIPLINARIDADE, ENSINO DA MATEMÁTICA, AVALIAÇÃO, AVALIAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID2761_26082019195035.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HULDA LOURENÇO ALVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "HULDA" "autor_email" => "huldaalves@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }