O VIGENTE ARTIGO PRETENDE DEMONSTRAR COMO A DIDÁTICA REPERCUTE NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR, TODAVIA TEM COMO PRIMORDIAL OBJETIVO ANALISAR A RELEVÂNCIA DA DIDÁTICA PARA QUE O PROFESSOR POSSA EDIFICAR E RECONSTRUIR SUA AFINIDADE PROFISSIONAL VALORIZANDO-SE E VALORIZANDO O ALUNO ENQUANTO SER SOCIAL. BEM COMO MOSTRAR COMO É NECESSÁRIO QUE HAJA UM ELO DE INTENSA HARMONIA ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA, ASSIM SENDO, O ENSINO OBTERÁ SUCESSO DE FORMA A GARANTIR UM SIGNIFICADO AUTENTICO AO ALUNO EM PARALELO À FORMAÇÃO INTEGRAL DO PROFESSOR. PARA TANTO CONVERGE EM UMA ARGUMENTAÇÃO SOBRE O MÉRITO DA DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR. O DESEMPENHO DA DIDÁTICA É VULGARMENTE ASSOCIADO A VÁRIOS MITOS E VEM SENDO INSUFICIENTEMENTE EXPLORADO NO QUE COMPETE ÀS SUAS PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. CONSIDERA-SE QUE A DIDÁTICA FAVORECE DE FORMA SIGNIFICATIVA PARA A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR, POIS O ESTUDO DE PRINCÍPIOS, DOS RECURSOS, DA ORGANIZAÇÃO, DAS TÉCNICAS, DA AVALIAÇÃO E DO PLANO DE AULA, O RESPEITO E A COMPREENSÃO DA CONDIÇÃO DE CADA DISCENTE, A APREENSÃO COM A CONSTRUÇÃO DO CIDADÃO, A ATRIBUIÇÃO POLÍTICA E ÉTICA COM O ENSINO LIBERAL E DE QUALIDADE.