ANÁLISE DA CONTEXTUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE QUÍMICA NAS QUESTÕES DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM)
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59011 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5914 "inscrito_id" => 14891 "titulo" => "ANÁLISE DA CONTEXTUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE QUÍMICA NAS QUESTÕES DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM)" "resumo" => "ATUALMENTE, O ASSUNTO MAIS DISCUTIDO NO MEIO ESCOLAR COM RELAÇÃO AO ENSINO MÉDIO AO SE APLICAR E ABORDAR QUESTÕES É O ENEM E DENTRO DELE SE ENCONTRAM AS VÁRIAS ÁREAS DE ENSINO QUE DEVEM SER TRABALHADAS NAS ESCOLAS. DEVIDO SUA GRANDE INFLUÊNCIA NO ENSINO, O PRESENTE TRABALHO SE DETEVE A FAZER UMA ANÁLISE CONTEXTUAL DAS QUESTÕES DE QUÍMICA DO ENEM NOS ANOS DE 2016, 2017 E 2018 COM O OBJETIVO DE AVALIAR QUAIS OS TEMAS MAIS RECORRENTES NAS CONTEXTUALIZAÇÕES, ASSIM COMO VERIFICAR A SUA IMPORTÂNCIA NA RESOLUÇÃO DA QUESTÃO E QUAIS OS CONTEÚDOS MAIS FREQUENTES EXPLANADOS NA PROVA DE QUÍMICA. PORTANTO, FORAM AVALIADAS AS PROVAS AZUIS DO ENEM NOS 3 ÚLTIMOS ANOS E FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE OS TEMAS QUE MAIS SE REPETIAM NA EXPLANAÇÃO DA CONTEXTUALIZAÇÃO FORAM: PROPRIEDADES DOS MATERIAIS, TECNOLOGIA, QUÍMICA AMBIENTAL, HISTÓRIA DA QUÍMICA, PROCESSOS QUÍMICOS E QUESTÕES COM AUSÊNCIA DE CONTEXTUALIZAÇÃO. CONSTATAMOS QUE 21, 57% DAS QUESTÕES DE QUÍMICA NOS 3 ANOS ABORDARAM O TEMA DE PROPRIEDADE DOS MATERIAIS NA CONTEXTUALIZAÇÃO; 7,84% ABORDARAM O TEMA DE TECNOLOGIA; 25,49% ABORDARAM O TEMA DE QUÍMICA AMBIENTAL; 7,84% ABORDARAM O TEMA DE HISTÓRIA DA QUÍMICA; 7,84% ABORDARAM O TEMA DE PROCESSOS QUÍMICOS E 21,57% DAS QUESTÕES NÃO APRESENTARAM CONTEXTUALIZAÇÃO; E OS CONTEÚDOS MAIS ABORDADOS NAS PROVAS FORAM QUÍMICA GERAL E FÍSICO-QUÍMICA. DIANTE DISSO, PODE-SE CONCLUIR QUE A MAIORIA DAS QUESTÕES SÃO CONTEXTUALIZADAS E TRAZEM ALGUM AUXILIO NA RESOLUÇÃO DA QUESTÃO POR FACILITAR O ENTENDIMENTO DO ALUNO APROXIMANDO AS QUESTÕES COM SEU COTIDIANO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "CONTEXTUALIZAÇÃO, ENEM, QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID14891_03102019231922.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IVANA CARNEIRO ROMAO" "autor_nome_curto" => "IVANA ROMÃO" "autor_email" => "ivanacr01@hotmail.com" "autor_ies" => "UECE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59011 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5914 "inscrito_id" => 14891 "titulo" => "ANÁLISE DA CONTEXTUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE QUÍMICA NAS QUESTÕES DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM)" "resumo" => "ATUALMENTE, O ASSUNTO MAIS DISCUTIDO NO MEIO ESCOLAR COM RELAÇÃO AO ENSINO MÉDIO AO SE APLICAR E ABORDAR QUESTÕES É O ENEM E DENTRO DELE SE ENCONTRAM AS VÁRIAS ÁREAS DE ENSINO QUE DEVEM SER TRABALHADAS NAS ESCOLAS. DEVIDO SUA GRANDE INFLUÊNCIA NO ENSINO, O PRESENTE TRABALHO SE DETEVE A FAZER UMA ANÁLISE CONTEXTUAL DAS QUESTÕES DE QUÍMICA DO ENEM NOS ANOS DE 2016, 2017 E 2018 COM O OBJETIVO DE AVALIAR QUAIS OS TEMAS MAIS RECORRENTES NAS CONTEXTUALIZAÇÕES, ASSIM COMO VERIFICAR A SUA IMPORTÂNCIA NA RESOLUÇÃO DA QUESTÃO E QUAIS OS CONTEÚDOS MAIS FREQUENTES EXPLANADOS NA PROVA DE QUÍMICA. PORTANTO, FORAM AVALIADAS AS PROVAS AZUIS DO ENEM NOS 3 ÚLTIMOS ANOS E FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE OS TEMAS QUE MAIS SE REPETIAM NA EXPLANAÇÃO DA CONTEXTUALIZAÇÃO FORAM: PROPRIEDADES DOS MATERIAIS, TECNOLOGIA, QUÍMICA AMBIENTAL, HISTÓRIA DA QUÍMICA, PROCESSOS QUÍMICOS E QUESTÕES COM AUSÊNCIA DE CONTEXTUALIZAÇÃO. CONSTATAMOS QUE 21, 57% DAS QUESTÕES DE QUÍMICA NOS 3 ANOS ABORDARAM O TEMA DE PROPRIEDADE DOS MATERIAIS NA CONTEXTUALIZAÇÃO; 7,84% ABORDARAM O TEMA DE TECNOLOGIA; 25,49% ABORDARAM O TEMA DE QUÍMICA AMBIENTAL; 7,84% ABORDARAM O TEMA DE HISTÓRIA DA QUÍMICA; 7,84% ABORDARAM O TEMA DE PROCESSOS QUÍMICOS E 21,57% DAS QUESTÕES NÃO APRESENTARAM CONTEXTUALIZAÇÃO; E OS CONTEÚDOS MAIS ABORDADOS NAS PROVAS FORAM QUÍMICA GERAL E FÍSICO-QUÍMICA. DIANTE DISSO, PODE-SE CONCLUIR QUE A MAIORIA DAS QUESTÕES SÃO CONTEXTUALIZADAS E TRAZEM ALGUM AUXILIO NA RESOLUÇÃO DA QUESTÃO POR FACILITAR O ENTENDIMENTO DO ALUNO APROXIMANDO AS QUESTÕES COM SEU COTIDIANO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "CONTEXTUALIZAÇÃO, ENEM, QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID14891_03102019231922.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IVANA CARNEIRO ROMAO" "autor_nome_curto" => "IVANA ROMÃO" "autor_email" => "ivanacr01@hotmail.com" "autor_ies" => "UECE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }