Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A TEORIA DA ATIVIDADE: REFLEXÕES PARA O ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Palavra-chaves: TEORIA DA ATIVIDADE, ENSINO DE MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, AOE Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 58829
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 752
    "inscrito_id" => 8105
    "titulo" => "A TEORIA DA ATIVIDADE: REFLEXÕES PARA O ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO FAZEMOS UMA REFLEXÃO TEÓRICA SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA COMO ELEMENTO NORTEADOR DA AÇÃO DOCENTE, NESSA PERSPECTIVA ABORDAMOS OS PRESSUPOSTOS DA TEORIA DA ATIVIDADE (TA), CUJO DESDOBRAMENTO DESSA TEORIA IMPLICA NA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO (AOE). AS TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PROCURAM IDENTIFICAR E MOSTRAR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE POSSAM FACILITAR E CONTRIBUIR DE FORMA SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA REFERIDA CIÊNCIA, NESSE SENTIDO TENDO EM VISTA QUE AS TEORIAS QUE DÃO SUPORTE TEÓRICO PARA ESSA ÁREA DO CONHECIMENTO TÊM COMO MOTIVAÇÃO PRINCIPAL E OBJETIVO PROPORCIONAR UMA MELHOR APRENDIZAGEM PARA OS ALUNOS E PARA OS PROFESSORES MELHORAR A ABORDAGEM NO ENSINO E FORMALIZAÇÃO DE CONCEITOS, E SABERES MATEMÁTICOS. NESSA PERSPECTIVA REALIZAMOS UM ESTUDO QUALITATIVO BIBLIOGRÁFICO, A PARTIR DESSA ABORDAGEM FAZEMOS REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA APOIADO NA TA. COMO RESULTADO DA DISCUSSÃO COMPREENDEMOS E REFLETIMOS QUE A TA PODE MELHORAR O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA, POIS ESSA É A FINALIDADE DE TODAS AS TEORIAS QUE ESTÃO INSERIDAS NESSA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "TEORIA DA ATIVIDADE, ENSINO DE MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, AOE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID8105_30072019094935.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VERÔNICA MARIA LAVOR SILVA DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "VERONICA LAVOR"
    "autor_email" => "veronica.lavor@yahoo.com."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 58829
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 752
    "inscrito_id" => 8105
    "titulo" => "A TEORIA DA ATIVIDADE: REFLEXÕES PARA O ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO FAZEMOS UMA REFLEXÃO TEÓRICA SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA COMO ELEMENTO NORTEADOR DA AÇÃO DOCENTE, NESSA PERSPECTIVA ABORDAMOS OS PRESSUPOSTOS DA TEORIA DA ATIVIDADE (TA), CUJO DESDOBRAMENTO DESSA TEORIA IMPLICA NA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO (AOE). AS TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PROCURAM IDENTIFICAR E MOSTRAR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE POSSAM FACILITAR E CONTRIBUIR DE FORMA SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA REFERIDA CIÊNCIA, NESSE SENTIDO TENDO EM VISTA QUE AS TEORIAS QUE DÃO SUPORTE TEÓRICO PARA ESSA ÁREA DO CONHECIMENTO TÊM COMO MOTIVAÇÃO PRINCIPAL E OBJETIVO PROPORCIONAR UMA MELHOR APRENDIZAGEM PARA OS ALUNOS E PARA OS PROFESSORES MELHORAR A ABORDAGEM NO ENSINO E FORMALIZAÇÃO DE CONCEITOS, E SABERES MATEMÁTICOS. NESSA PERSPECTIVA REALIZAMOS UM ESTUDO QUALITATIVO BIBLIOGRÁFICO, A PARTIR DESSA ABORDAGEM FAZEMOS REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA APOIADO NA TA. COMO RESULTADO DA DISCUSSÃO COMPREENDEMOS E REFLETIMOS QUE A TA PODE MELHORAR O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA, POIS ESSA É A FINALIDADE DE TODAS AS TEORIAS QUE ESTÃO INSERIDAS NESSA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "TEORIA DA ATIVIDADE, ENSINO DE MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, AOE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID8105_30072019094935.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VERÔNICA MARIA LAVOR SILVA DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "VERONICA LAVOR"
    "autor_email" => "veronica.lavor@yahoo.com."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE ARTIGO FAZEMOS UMA REFLEXÃO TEÓRICA SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA COMO ELEMENTO NORTEADOR DA AÇÃO DOCENTE, NESSA PERSPECTIVA ABORDAMOS OS PRESSUPOSTOS DA TEORIA DA ATIVIDADE (TA), CUJO DESDOBRAMENTO DESSA TEORIA IMPLICA NA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO (AOE). AS TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PROCURAM IDENTIFICAR E MOSTRAR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE POSSAM FACILITAR E CONTRIBUIR DE FORMA SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA REFERIDA CIÊNCIA, NESSE SENTIDO TENDO EM VISTA QUE AS TEORIAS QUE DÃO SUPORTE TEÓRICO PARA ESSA ÁREA DO CONHECIMENTO TÊM COMO MOTIVAÇÃO PRINCIPAL E OBJETIVO PROPORCIONAR UMA MELHOR APRENDIZAGEM PARA OS ALUNOS E PARA OS PROFESSORES MELHORAR A ABORDAGEM NO ENSINO E FORMALIZAÇÃO DE CONCEITOS, E SABERES MATEMÁTICOS. NESSA PERSPECTIVA REALIZAMOS UM ESTUDO QUALITATIVO BIBLIOGRÁFICO, A PARTIR DESSA ABORDAGEM FAZEMOS REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA APOIADO NA TA. COMO RESULTADO DA DISCUSSÃO COMPREENDEMOS E REFLETIMOS QUE A TA PODE MELHORAR O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA, POIS ESSA É A FINALIDADE DE TODAS AS TEORIAS QUE ESTÃO INSERIDAS NESSA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.