O PRESENTE ARTIGO FAZEMOS UMA REFLEXÃO TEÓRICA SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA COMO ELEMENTO NORTEADOR DA AÇÃO DOCENTE, NESSA PERSPECTIVA ABORDAMOS OS PRESSUPOSTOS DA TEORIA DA ATIVIDADE (TA), CUJO DESDOBRAMENTO DESSA TEORIA IMPLICA NA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO (AOE). AS TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PROCURAM IDENTIFICAR E MOSTRAR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE POSSAM FACILITAR E CONTRIBUIR DE FORMA SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA REFERIDA CIÊNCIA, NESSE SENTIDO TENDO EM VISTA QUE AS TEORIAS QUE DÃO SUPORTE TEÓRICO PARA ESSA ÁREA DO CONHECIMENTO TÊM COMO MOTIVAÇÃO PRINCIPAL E OBJETIVO PROPORCIONAR UMA MELHOR APRENDIZAGEM PARA OS ALUNOS E PARA OS PROFESSORES MELHORAR A ABORDAGEM NO ENSINO E FORMALIZAÇÃO DE CONCEITOS, E SABERES MATEMÁTICOS. NESSA PERSPECTIVA REALIZAMOS UM ESTUDO QUALITATIVO BIBLIOGRÁFICO, A PARTIR DESSA ABORDAGEM FAZEMOS REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA APOIADO NA TA. COMO RESULTADO DA DISCUSSÃO COMPREENDEMOS E REFLETIMOS QUE A TA PODE MELHORAR O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA, POIS ESSA É A FINALIDADE DE TODAS AS TEORIAS QUE ESTÃO INSERIDAS NESSA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.