O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DESCREVER AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO REALIZADAS EM EVENTOS DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES DE VEÍCULOS, RESSALTANDO AS EXPECTATIVAS GERADAS PELOS CONDUTORES/APRENDENTES A PARTIR DESSA FORMAÇÃO. EM TERMOS TEÓRICOS, ANCORA-SE NOS ESTUDOS DE LETRAMENTO, ENTENDIDOS COMO PRÁTICAS SOCIAIS (BARTON E HAMILTON, 1998; KLEIMAN, 1995, 2006; STREET, 1984; OLIVEIRA, 2008, 2010; ROJO, 2009; PAZ, 2008). METODOLOGICAMENTE, SEGUE O VIÉS DA ABORDAGEM QUALITATIVA DE PESQUISA, EM VIRTUDE DA SUA NATUREZA ETNOGRÁFICA (BOGDAN E BIKLEN, 1994; CANÇADO, 1994). AS ANÁLISES APONTAM PARA CONTRIBUIÇÕES SIGNIFICATIVAS DAS PRÁTICAS DE LEITURA E DE ESCRITA REALIZADAS NO DECORRER DA FORMAÇÃO PARA O TRÂNSITO UMA VEZ QUE SE VOLTAM PARA A CONSTRUÇÃO DE POSICIONAMENTOS MAIS COMPROMETIDOS DOS FUTUROS CONDUTORES COM A SEGURANÇA DAQUELES QUE UTILIZAM AS VIAS PÚBLICAS. A CONTRIBUIÇÃO DESTE TRABALHO RESIDE NA POSSIBILIDADE DE AMPLIAR AS DISCUSSÕES ACERCA DOS USOS DAS PRÁTICAS DE LINGUAGEM NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO PARA O TRÂNSITO.