DIANTE DAS POSSIBILIDADES DE FORMAÇÕES INICIAIS E COMO ACONTECEM OS PROCESSOS DE ENSINO APRENDIZAGEM NAS UNIVERSIDADES, É ONDE SE FAZ JUS, O ESTUDO TANGENDO EM RECONHECER NESSES INDIVÍDUOS QUAIS SABERES PEDAGÓGICOS ESTÃO SENDO ASSIMILADOS E QUAIS PRÁTICAS ESTÃO SENDO SIGNIFICATIVAS E DESENVOLVIDAS EM SALA DE AULA. O QUE SE DESTACA COMO PRINCIPAL OBJETO DE ESTUDO DESTE ARTIGO É O CONHECIMENTO CONSTRUÍDO POR ESSES PROFESSORES AO LONGO DO TEMPO. TODAVIA, COM A ASSIMILAÇÃO DESSE CONHECIMENTO NECESSÁRIO, A SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA O SUCESSO DE SEUS ALUNOS. PERANTE O EXPOSTO, OBSERVA-SE A GRANDE RELEVÂNCIA EM DESENVOLVER UM DIÁLOGO SOBRE A TEMÁTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. ASSIM, ASSUME-SE COMO RELEVÂNCIA DESTE ESTUDO, UMA COMPREENSÃO DE UMA POSTURA DE UM PROFESSOR QUE NA SUA FORMAÇÃO PARA AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO PROFISSIONAL PEDAGÓGICO BÁSICO, DEVA HAVER LUGAR PARA MUDANÇAS E NÃO TEMER A UTOPIA.