ESTE TRABALHO TECE ALGUMAS CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: ESCOLA DOM BOSCO, CUJO PRINCIPAL OBJETIVO DA PESQUISA É COMPREENDER COMO OCORRE O PROCESSO DA LEITURA E DA ESCRITA NO 6º “A” E NO 7º “A” DE UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE HUMAITÁ- AM. É DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA SE COMPREENDER COMO OCORRE O PROCESSO DESSAS PRÁTICAS NA ESCOLA, UMA VEZ QUE, SEM ESSAS HABILIDADES NÃO HÁ COMO O SER HUMANO SE DEVOLVER INTELECTUALMENTE. PARA ENTENDER TAIS DIFICULDADES, BUSCOU-SE UMA RESPOSTA PARA A PESQUISA E SABER DE QUE FORMA OCORRIA ESSE PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA. E, DE QUE MANEIRA OS PROFESSORES TRABALHAVAM O ENSINO DE LEITURA E DE ESCRITURA EM SALA DE AULA, OU SEJA, QUAIS AS METODOLOGIAS UTILIZADAS PARA DESENVOLVEREM NOS ALUNOS O GOSTO PELA LEITURA E PELA ESCRITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL II, NA REFERIDA ESCOLA. PARA A REALIZAÇÃO DESTE TRABALHO PERTINENTE, FOI NECESSÁRIO A ENTREVISTA COM ALUNOS E PROFESSORES DA ESCOLA PARA COLETA DE DADOS. O PÚBLICO ALVO DA PESQUISA FORAM OS ALUNOS DO 6º “A” E 7º “A” E DOIS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DA ESCOLA DOM BOSCO. A METODOLOGIA UTILIZADA É DE CUNHO QUALITATIVO, BIBLIOGRÁFICO E DE CAMPO. PARA O EMBASAMENTO TEÓRICO PAUTOU-SE EM: ANTUNES (2003), SILVA (1998), LOPES (1999), PCNS (1998) PCNS (1997) MARTINS (1984), RANGEL & ROJO ( 2010).