PROJETOS TEMÁTICOS INTEGRADORES CONSTITUINDO A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62280 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4264 "inscrito_id" => 11133 "titulo" => "PROJETOS TEMÁTICOS INTEGRADORES CONSTITUINDO A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS" "resumo" => "ESTE TRABALHO DESCREVE AS EXPERIÊNCIAS COMO PROFESSORES QUE TRABALHAM DIRETAMENTE COM A INSERÇÃO DA DIMENSÃO DA PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA E, PORTANTO, COMO AGENTES PRODUTORES DO CURRÍCULO, BUSCAMOS CONTRIBUIR COM ESTE DEBATE APRESENTANDO UMA PERSPECTIVA SOBRE ESTA PROBLEMÁTICA, PONTUANDO NOSSA POSIÇÃO EM RELAÇÃO À REFORMA MAIS RECENTE PROPOSTA EM 2015 E AOS CAMINHOS QUE ESTAMOS ASSUMINDO NO NOVO CURRÍCULO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS IMPLEMENTADO NA UFRPE. NESTE SENTIDO, O OBJETIVO DESCREVER A NOVA PROPOSTA DA PCC A PARTIR DE PROJETOS TEMÁTICOS INTEGRADORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFRPE. NO NOVO CURRÍCULO AS PTIS TERÃO UMA ABORDAGEM ARTICULADORA COM TEMÁTICAS QUE PERMITEM DAR ÊNFASE A QUESTÕES ATUAIS, TRANSVERSAIS, INTERDISCIPLINARES, CONTEXTUALIZADAS, SOCIAL E ACADEMICAMENTE RELEVANTES, NA PERSPECTIVA CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE (CTSA). CONSIDERAMOS QUE O NOVO FORMATO DESCRITO NESSE DOCUMENTO APRESENTOU ALGUMAS POSSIBILIDADES DE ARTICULAÇÃO DA PRÁTICA DE FORMA MAIS EFETIVA E INCORPORAÇÃO DE DIVERSOS SABERES NO PROCESSO DA FORMAÇÃO DOCENTE. DESTACAMOS QUE O AMBIENTE DA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR, AQUI DESCRITO SE POSICIONA NA SUA CONSTRUÇÃO UM OLHAR SOBRE AS MUDANÇAS SOCIAIS, CULTURAIS E GLOBAIS DA SOCIEDADE, BUSCANDO O REPENSAR DO SABER ESCOLAR E AS NECESSIDADES FORMATIVAS DOS LICENCIANDOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE,, FORMAÇÃO DOCENTE, EDUCAÇÃO BÁSICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID11133_26092019133909.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BETÂNIA CRISTINA GUILHERME" "autor_nome_curto" => "BETÂNIA GUILHERME" "autor_email" => "betaguilherme2@gmail.com" "autor_ies" => "UFRPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62280 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4264 "inscrito_id" => 11133 "titulo" => "PROJETOS TEMÁTICOS INTEGRADORES CONSTITUINDO A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS" "resumo" => "ESTE TRABALHO DESCREVE AS EXPERIÊNCIAS COMO PROFESSORES QUE TRABALHAM DIRETAMENTE COM A INSERÇÃO DA DIMENSÃO DA PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA E, PORTANTO, COMO AGENTES PRODUTORES DO CURRÍCULO, BUSCAMOS CONTRIBUIR COM ESTE DEBATE APRESENTANDO UMA PERSPECTIVA SOBRE ESTA PROBLEMÁTICA, PONTUANDO NOSSA POSIÇÃO EM RELAÇÃO À REFORMA MAIS RECENTE PROPOSTA EM 2015 E AOS CAMINHOS QUE ESTAMOS ASSUMINDO NO NOVO CURRÍCULO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS IMPLEMENTADO NA UFRPE. NESTE SENTIDO, O OBJETIVO DESCREVER A NOVA PROPOSTA DA PCC A PARTIR DE PROJETOS TEMÁTICOS INTEGRADORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFRPE. NO NOVO CURRÍCULO AS PTIS TERÃO UMA ABORDAGEM ARTICULADORA COM TEMÁTICAS QUE PERMITEM DAR ÊNFASE A QUESTÕES ATUAIS, TRANSVERSAIS, INTERDISCIPLINARES, CONTEXTUALIZADAS, SOCIAL E ACADEMICAMENTE RELEVANTES, NA PERSPECTIVA CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE (CTSA). CONSIDERAMOS QUE O NOVO FORMATO DESCRITO NESSE DOCUMENTO APRESENTOU ALGUMAS POSSIBILIDADES DE ARTICULAÇÃO DA PRÁTICA DE FORMA MAIS EFETIVA E INCORPORAÇÃO DE DIVERSOS SABERES NO PROCESSO DA FORMAÇÃO DOCENTE. DESTACAMOS QUE O AMBIENTE DA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR, AQUI DESCRITO SE POSICIONA NA SUA CONSTRUÇÃO UM OLHAR SOBRE AS MUDANÇAS SOCIAIS, CULTURAIS E GLOBAIS DA SOCIEDADE, BUSCANDO O REPENSAR DO SABER ESCOLAR E AS NECESSIDADES FORMATIVAS DOS LICENCIANDOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE,, FORMAÇÃO DOCENTE, EDUCAÇÃO BÁSICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID11133_26092019133909.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BETÂNIA CRISTINA GUILHERME" "autor_nome_curto" => "BETÂNIA GUILHERME" "autor_email" => "betaguilherme2@gmail.com" "autor_ies" => "UFRPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }