O TEMA DESENVOLVIDO NESTE ESTUDO É GESTÃO ESCOLAR: DEMANDA NA FORMAÇÃO DA LIDERANÇA DE PESSOAS, TENDO POR OBJETIVO INVESTIGAR COMO OS GESTORES DE ESCOLAS PÚBLICAS UTILIZAM A LIDERANÇA NA ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DA ESCOLA EM SEUS ASPECTOS ADMINISTRATIVOS, PEDAGÓGICOS E CULTURAIS. ESTE ESTUDO CONSISTE INICIALMENTE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA ONDE SE PROCURA CONHECER ASPECTOS RELACIONADOS À GESTÃO ESCOLAR E À LIDERANÇA PARA ESTABELECER UMA RELAÇÃO ENTRE AMBAS. PROCURA-SE, POR OUTRO LADO, INVESTIGAR POR MEIO DE UMA PESQUISA DE CAMPO DE ABORDAGEM QUALITATIVA-DESCRITIVA, COMO OS GESTORES DE ESCOLAS PÚBLICAS, NO EXERCÍCIO DA SUA FUNÇÃO, RELACIONAM GESTÃO E LIDERANÇA. O ESTUDO DEMONSTROU QUE A LIDERANÇA É INDISPENSÁVEL PARA QUE O GESTOR DESENVOLVA SATISFATORIAMENTE O SEU TRABALHO E QUE, POR ISSO MESMO, CONSTITUI UMA DEMANDA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR. É POSSÍVEL TAMBÉM CONCLUIR QUE OS GESTORES PARTICIPANTES DA PESQUISA EXERCEM LIDERANÇA EM SUA FUNÇÃO, OU SEJA, SÃO GESTORES LÍDERES.