LIMA, Maria Eduarda Da Silva et al.. Problemas na aprendizagem ortográfica.. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/62180>. Acesso em: 23/12/2024 00:52
A AQUISIÇÃO DA ESCRITA É UMA DAS MAIORES DIFICULDADES NO CONTEXTO ESCOLAR, QUE PODE ESTAR ENVOLVIDA COM PROBLEMAS DA APRENDIZAGEM, DENTRE ELES A DISGRAFIA E A DISORTOGRAFIA. É NOTÓRIO QUE O ENSINO DA LÍNGUA É ADQUIRIDO POR “IMITAÇÃO” E ORTOGRAFIA NA SALA DE AULA AINDA É VISTA COMO TEMA DE COBRANÇA, VERIFICAÇÃO, AVALIAÇÃO E PUNIÇÃO. AS AULAS DE PORTUGUÊS EM SUA MAIORIA SE VOLTAM PARA UM ENSINO DE REGRAS CONVENCIONAIS QUE VISAM NORMATIZAR A LÍNGUA, E OS ALUNOS E ALUNAS NÃO SÃO LEVADOS A UMA REFLEXÃO DA SUA ESCRITA. AS DIFICULDADES NÃO ESTÃO DISTANTES DA VIVÊNCIA ESCOLAR E O CORPO DOCENTE PRECISA FACILITAR ESSE ENSINO TENTANDO SANAR UMA SÉRIE DE PADRÕES SOCIALMENTE CONSTITUÍDOS ACERCA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, NÃO DEIXANDO A OBSERVAÇÃO DE LADO, POIS DIFICULDADES EM LONGO PRAZO PODEM ENVOLVER DIVERSOS PROBLEMAS.