O PRESENTE TRABALHO RETRATA DA ESTRATÉGIA CUIDADOSA EM CONVERSAR COM AS CRIANÇAS QUESTÕES RELATIVAS AO PROCESSO DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL, CONTEÚDO DISPOSTO NA PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SEMED (MANAUS, 2014). A ABORDAGEM DO TEMA “INDÚSTRIA” FOI PROJETADA PARA UMA VISÃO ALÉM DO PROCESSO DE PRODUÇÃO EM SI, MAS OPORTUNIZANDO DEBATE E REFLEXÃO DAS QUESTÕES GERADAS PELO DIÁLOGO ENTRE OS 18 ALUNOS ENVOLVIDOS NA PESQUISA SOBRE OS MEIOS DE PRODUÇÃO. ESTA É UMA DAS ETAPAS DE INTERVENÇÕES DESENVOLVIDAS NO CONTEXTO ESCOLAR DA PESQUISA DENOMINADA “O ENSINO DE CIÊNCIAS E AS RELAÇÕES COM A TECNOLOGIA E A SOCIEDADE NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL”, DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS, DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA), REALIZADA IN LOCO NO PERÍODO DE MARÇO A DEZEMBRO DE 2018. A PARTIR DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E ANÁLISE COLETIVA DA OBRA “O CAPITAL PARA CRIANÇAS”, EM CELEBRAÇÃO AO BICENTENÁRIO DE KARL MARX, DE ACORDO COM A DESCRIÇÃO DE RIERA (2018). COM ISSO, PUDEMOS OS ALUNOS A RECONHECER A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA COM O ENREDO DE FORMA ACESSÍVEL E DIVERTIDA DA OBRA MAIS IMPORTANTE DO FILÓSOFO ALEMÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA, PARA A POLÍTICA E PARA A SOCIEDADE NUMA ABORDAGEM DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DA INDÚSTRIA E AS INFLUÊNCIAS PROVENIENTES DA RELAÇÃO NA EXPLORAÇÃO DO TRABALHO. ASSIM, ENTENDEMOS QUE AO OPORTUNIZARMOS MOMENTOS COMO ESTE EM RODA DE CONVERSA INTERAGIMOS COM A REALIDADE DE UMA COMUNIDADE DE ÁREAS PERIFÉRICAS NO BAIRRO SÃO GERALDO, EM MANAUS, A QUAL DESENVOLVE PRÁTICAS DE UMA ESCOLA TRANSFORMADORA QUE VEM PROVOCANDO MUDANÇAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL E SOCIAL. PELO TRABALHO PEDAGÓGICO PAUTADO NA PARTICIPAÇÃO COLETIVA, DO ENVOLVIMENTO DO ALUNO NAS DECISÕES DA ESCOLA E NA REORGANIZAÇÃO ESCOLAR, NOSSA CONTRIBUIÇÃO NÃO PODERIA SER DIFERENTE SENÃO A ABORDAGEM DE UMA ESTRATÉGICA CONDIZENTE COM A VIVÊNCIA DOS ESTUDANTES, NESTE CASO, DESENVOLVENDO A PRÁTICA NOS MOLDES DA ASSEMBLEIA DE ALUNOS QUE É UMA AÇÃO PERMANENTE DA ESCOLA.
PALAVRAS-CHAVE: ENSINO DE CIÊNCIAS; PRODUÇÃO INDUSTRIAL; TECNOLOGIA E SOCIEDADE.