A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) É UMA MODALIDADE DE ENSINO QUE POSSIBILITA O ACESSO À EDUCAÇÃO A PESSOAS QUE NÃO CONCLUÍRAM O ENSINO BÁSICO NA IDADE CONVENCIONAL, QUE PERMITE A JOVENS E ADULTOS AMPLIAREM SUAS OPORTUNIDADES DE TRABALHO, PARA ALÉM DA SUA FORMAÇÃO COMO INDIVÍDUO E CIDADÃO. APESAR DA IMPORTÂNCIA, CHAMA ATENÇÃO O ALTO ÍNDICE DE EVASÃO NESSA MODALIDADE DE ENSINO. NESSE CONTEXTO, A PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR COMO ACONTECE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA FÍSICA EM DUAS TURMAS DE EJA DO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO (IFMA), CAMPUS SÃO JOÃO DOS PATOS. PARA ISSO, UTILIZAMOS UMA ABORDAGEM QUANTI-QUALITATIVA E COMO METODOLOGIA OPTAMOS PELA PESQUISA DE CAMPO. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DE QUESTIONÁRIOS DIRECIONADOS AOS ALUNOS E AO PROFESSOR DE FÍSICA. COM BASE NOS DADOS OBTIDOS, PODEMOS PERCEBER QUE A ADESÃO DOS ALUNOS ÀS TURMAS DE EJA SE DÁ PELA VONTADE QUE ESSES JOVENS E ADULTOS TEM DE TER UMA FORMAÇÃO QUE LHES GARANTA EMANCIPAÇÃO PROFISSIONAL E PESSOAL. PERCEBEMOS TAMBÉM QUE, APESAR DO EMPENHO DESSES ALUNOS E DA DISPONIBILIDADE DE MUITOS PROFESSORES, ELES PRECISAM DE UMA METODOLOGIA DE ENSINO FACILITADORA E SIGNIFICATIVA, VOLTADA PARA AS SUAS NECESSIDADES E PECULIARIDADES, UMA VEZ QUE EM SUA MAIORIA SÃO PESSOAS QUE TRABALHAM DESDE CEDO PARA O SUSTENTO DA FAMÍLIA.