A “IMERSÃO” PROPOSTA PELOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PERMITE UM VIÉS DE DUPLA FUNÇÃO: ONDE OS RESIDENTES CONSEGUEM, DE FATO, VIVENCIAR O UNIVERSO DA ROTINA ESCOLAR E TODAS AS MÚLTIPLAS FACETAS QUE ELA APRESENTA, ASSUMINDO O PAPEL DE PROTAGONISTA NA SUA CONSTRUÇÃO (FORMAÇÃO) ENQUANTO PROFISSIONAL DOCENTE; E AOS PRECEPTORES, POSSIBILITA UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA, DIMINUINDO ASSIM A DISTÂNCIA ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE. DIANTE DESSA REALIDADE, FAZ-SE NECESSÁRIA UMA PROFUNDA REFLEXÃO ACERCA DO CONHECIMENTO PROFISSIONAL AUTÔNOMO DO PROFESSORADO DE MODO QUE PERMITAM UMA VERDADEIRA PARTICIPAÇÃO PARA ALÉM DAS NORMATIVAS LEGAIS, INTERLAÇANDO A REALIDADE DA UNIVERSIDADE COM A DA ESCOLA, POSSIBILITANDO MAIOR INTERAÇÃO ENTRE OS MEMBROS DAS COMUNIDADES ACADÊMICA E ESCOLAR. O OBJETIVO DESSE TRABALHO É ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SOB O OLHAR DOS PROFESSORES PRECEPTORES, REFLETINDO COMO POLÍTICAS PÚBLICAS DESENVOLVIDAS NESSE SENTIDO PODEM RESSIGNIFICAR A FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM NOSSA REGIÃO. ESSE ESTUDO É CARACTERIZADO COMO DESCRITIVO COM ABORDAGEM QUALITATIVA, ANCORADO EM RELATOS DE EXPERIÊNCIAS, COLETADOS POR QUESTIONÁRIOS E ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS, E INTERPRETADAS PELA TÉCNICA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO. CONSIDERANDO QUE A IMERSÃO PROPOSTA PELO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SE CONSTITUI COMO UM GRANDE DIFERENCIAL QUANDO COMPARADO À SISTEMÁTICA DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS, PODEMOS ASSIM PRENUNCIAR QUE ESTE É UM EXITOSO EXEMPLO DE POLÍTICA EDUCACIONAL PARA A FORMAÇÃO DOCENTE, BEM COMO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA, UM VEZ QUE ENTRELAÇA O CERNE DA FORMAÇÃO PROPOSTA PELA UNIVERSIDADE ADENTRANDO O UNIVERSO DA ESCOLA, EDIFICANDO A RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA NUMA PRÁXIS PEDAGÓGICA DE SUCESSO.