INTENCIONAMOS APRESENTAR NESTA COMUNICAÇÃO UMA BREVE DISCUSSÃO A RESPEITO DE COMO OS PROFESSORES PENSAM O ENSINO DA COMPREENSÃO LEITURA E, NÃO MENOS IMPORTANTE, QUAIS AS CONTRIBUIÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LEITORA DOS SEUS ALUNOS. NESSE SENTIDO, EMERGIRAM DOIS ASPECTOS RELEVANTES A SEREM DEBATIDOS: A) A LEITURA É TRABALHADA NA ESCOLA, NA MAIOR PARTE DAS VEZES, COM OBJETIVO DE DESENVOLVER A FRUIÇÃO NOS ALUNOS, COM MENOR PREOCUPAÇÃO NA APRENDIZAGEM DA COMPREENSÃO LEITORA; E B) A VISÃO DOS ENTREVISTADOS A RESPEITO DA INFERÊNCIA AINDA NÃO É CLARA, UMA VEZ QUE NÃO EVIDENCIAMOS CONHECIMENTOS ACERCA DAS PARTICULARIDADES DO ENSINO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA. POSTO ISSO, ACREDITAMOS SER NECESSÁRIO ATENTARMOS A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS PROFESSORES, POIS, AINDA QUE SE PREOCUPEM COM O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA DOS SEUS ALUNOS, AINDA NÃO TÊM CLAREZA EM COMO ENSINAR A COMPREENSÃO LEITORA.