A ETNOECOLOGIA VISA ESTUDAR O CONHECIMENTO LOCAL SOBRE O MEIO AMBIENTE E OS SERES VIVOS, SENDO UMA ÁREA CIENTÍFICA IMPORTANTE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. TENDO COMO OBJETIVO GERAL CONTEXTUALIZAR O ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DO ENFOQUE ETNOECOLÓGICO, FOI REALIZADO NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE MORADA NOVA, NO ESTADO DO CEARÁ, BRASIL, O PROJETO DE EXTENSÃO DO GRUPO CIÊNCIAS NO CAMPO, DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE), FACULDADE DE FILOSOFIA DOM AURELIANO MATOS (FAFIDAM). DESSA FORMA, BUSCOU-SE REALIZAR UM ESTUDO SOBRE PLANTAS, ANIMAIS, ALIMENTAÇÃO, PLANTAÇÕES, SOLOS E RECURSOS HÍDRICOS DA REGIÃO E, A PARTIR DISSO, ELABORAR UMA CARTILHA COM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. EM 2016, FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS COM 24 MORADORES, OS MAIS ANTIGOS QUE RESIDEM NAS INTERMEDIAÇÕES DA ESCOLA. EM 2018, A PARTIR DESSE CONHECIMENTO FOI ELABORADA UMA CARTILHA, E NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2019 ESTÁ SENDO REALIZADA A CAPACITAÇÃO DOS PROFESSORES E A APLICAÇÃO DA CARTILHA. OS ENTREVISTADOS APRESENTARAM CONHECIMENTOS IMPORTANTES SOBRE OS ASSUNTOS INVESTIGADOS E QUE FORAM RELEVANTES PARA A ELABORAÇÃO DAS ATIVIDADES NO MATERIAL DIDÁTICO. FORAM PROPOSTAS 24 ATIVIDADES, SENDO CINCO PARA CADA EIXO TEMÁTICO SOBRE PLANTAS, ANIMAIS E ALIMENTAÇÃO E TRÊS PARA CADA TEMA SOBRE PLANTAÇÕES, SOLOS E RECURSOS HÍDRICOS. COM ISSO, FOI POSSÍVEL DESENVOLVER UMA FERRAMENTA IMPORTANTE PARA A CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA, CONTRIBUIR COM A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES E VALORIZAR O CONHECIMENTO DOS MORADORES RESIDENTES NA LOCALIDADE, ALÉM DE PROPORCIONAR ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO PELA UNIVERSIDADE.