ENSINAR QUÍMICA TEM SIDO, NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, MOTIVO DE PREOCUPAÇÃO DEVIDO AOS RESULTADOS NEGATIVOS DOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO OFICIAIS – VESTIBULAR, ENEM, ENADE E OUTROS. NA MAIORIA DAS ESCOLAS TEM-SE DADO MAIOR ÊNFASE À TRANSMISSÃO DE CONTEÚDOS E À MEMORIZAÇÃO DE FATOS, SÍMBOLOS, NOMES, FÓRMULAS, DEIXANDO DE LADO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO DOS ALUNOS. NO ENSINO DE QUÍMICA ESPECIFICAMENTE, A EXPERIMENTAÇÃO DEVE CONTRIBUIR PARA A COMPREENSÃO DE CONCEITOS QUÍMICOS. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA GRADUANDA DE QUÍMICA, DURANTE SUA REGÊNCIA COMO RESIDENTE NO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA, A PARTIR DE AULAS TEÓRICAS E EXPERIMENTAIS. A PESQUISA DESENVOLVIDA TEVE CARÁTER QUALITATIVO COM CATEGORIA EXPLORATÓRIA. A AVALIAÇÃO TRABALHADA DURANTE O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES FOI A SOMATIVA E CONJUNTO DE ATIVIDADE QUE OS ALUNOS REALIZAÇÃO DURANTE AS AULAS FORAM, TRABALHO EM GRUPO E INDIVIDUAL, RESOLUÇÃO DE LISTA DE EXERCÍCIOS, TESTE DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COM QUESTÕES NA PERSPECTIVA DO ENEM E RELATÓRIOS DAS PRÁTICAS EXPERIMENTAIS. PARA ESTE ARTIGO FOI ANALISADO APENAS UM INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS, UM QUESTIONÁRIO QUE TEVE COMO OBJETIVO DE AVALIAR A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS FRENTE ÀS AULAS COM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E A METODOLOGIA PROPOSTA PELA RESIDENTE DURANTE O ENSINO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICA. A PARTICIPAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS FOI PERCEPTÍVEL ATRAVÉS DOS RELATÓRIOS E REALIZAÇÃO DOS EXPERIMENTOS. APESAR DOS CONTEÚDOS DE FÍSICO-QUÍMICA SEREM CONSIDERADOS COMPLEXOS, OS ALUNOS OBTIVERAM MELHORIAS NAS NOTAS E MEDIAS, ASSIM COM MEMORIZAÇÃO DO CONTEÚDO.