A ABORDAGEM CTS CONSISTE EM UMA PERSPECTIVA DE INVESTIGAÇÃO FILOSÓFICA E SOCIOLÓGICA DA CIÊNCIA, TOMANDO COMO FRENTE TRÊS GRANDES ASPECTOS: O CAMPO DA PESQUISA, PROPONDO UMA REFLEXÃO SOBRE OS MOLDES ACADEMICISTAS DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA; O CAMPO DA POLÍTICA PÚBLICA, FACILITANDO DISCUSSÕES DEMOCRATICAMENTE NECESSÁRIAS EM QUESTÕES TOCANTES À POLÍTICA CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA E O CAMPO DA EDUCAÇÃO. NESTE TRABALHO, ESTABELECEMOS HISTORICAMENTE UMA VISÃO DA EXPLORAÇÃO DA TERRA E DA FORÇA DE TRABALHO A PARTIR DOS PROCESSOS DA INDÚSTRIA DE MINERAÇÃO, RECONHECENDO AS ORIGENS E FUNDAMENTOS DOS PRINCIPAIS PROCESSOS TECNOLÓGICOS DE TRATAMENTO DOS MINÉRIOS EXPLORADOS NO BRASIL, DESTACANDO A IMPORTÂNCIA SOCIOECONÔMICA DA MINERAÇÃO NA VIDA DOS BRASILEIROS E DISCUTINDO ACERCA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS E COMO ELAS INFLUENCIAM NA EFETIVAÇÃO DAS LEGISLAÇÕES AMBIENTAIS. ESTE TRABALHO FOI APLICADO NA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL ALCIDES DO NASCIMENTO LINS, EM RECIFE-PE, EM UMA OFICINA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID). A PARTIR DISSO, O PROJETO FOI ENGAJADO NA CONSTRUÇÃO DE DISCUSSÕES SOBRE OS EIXOS AMBIENTAL, SOCIAL, ECONÔMICO E ÉTICO QUE TANGENCIAM OS CRIMES AMBIENTAIS DE MARIANA E BRUMADINHO. PARTINDO DA ANÁLISE DAS ATIVIDADES APLICADAS NA OFICINA, FICA CLARO QUE O USO DA ABORDAGEM CTS NO ENSINO DE QUÍMICA FOMENTA UM PROCESSO MAIS CRÍTICO E REFLEXIVO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.