A PRODUÇÃO TEXTUAL DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL INCLUÍDOS NA SALA DE AULA COMUM
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58735 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1624 "inscrito_id" => 1700 "titulo" => "A PRODUÇÃO TEXTUAL DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL INCLUÍDOS NA SALA DE AULA COMUM" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO, FUNDAMENTADO NA TEORIA SÓCIO HISTÓRICA, APRESENTA UM RECORTE DOS RESULTADOS DE UMA PESQUISA DE MESTRADO DESENVOLVIDA NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UFC. NESTE TEXTO, OBJETIVA-SE ANALISAR A PRODUÇÃO ESCRITA DE TEXTOS NARRATIVOS PRODUZIDOS POR ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL (DI), VERIFICANDO, PARTICULARMENTE, OS ELEMENTOS DO ENREDO E SUA MACROESTRUTURA. O ESTUDO, DE NATUREZA QUALITATIVA, APRESENTA OS RESULTADOS DA APLICAÇÃO DE UM PRÉ E PÓS-TESTE QUE CONSISTIRAM NUM RECONTO ESCRITO DE UMA NARRATIVA LIDA PELA PESQUISADORA. PARTICIPARAM DA PESQUISA CINCO ESTUDANTES QUE APRESENTAVAM DI, TODAS MATRICULADAS EM TURMAS COMUNS DE 2º, 3º E 5º ANOS DA REDE MUNICIPAL DE FORTALEZA, CEARÁ. OS DADOS COLETADOS APONTARAM QUE DE CINCO ESTUDANTES, APENAS UMA DELAS DEMONSTROU MELHOR DESEMPENHO NA PRODUÇÃO TEXTUAL ENTRE O PRÉ E O PÓS-TESTE, UMA MANTEVE O MESMO DESEMPENHO, E TRÊS DELAS NÃO AMPLIARAM QUALITATIVAMENTE SEUS DESEMPENHOS DE ESCRITA SUGERINDO REGRESSÃO. VERIFICOU-SE QUE, APESAR DA REGRESSÃO QUANTO AO DESEMPENHO DA PRODUÇÃO TEXTUAL POR TRÊS PARTICIPANTES, DUAS DELAS APRESENTARAM TEXTOS COM MAIOR QUALIDADE QUANTO À REPRESENTAÇÃO GRÁFICA, ASSIM COMO DEMONSTRARAM EVOLUÇÃO NA QUALIDADE DE PRODUTORAS DE TEXTO. CONCLUÍMOS QUE A PRODUÇÃO DE UM RECONTO ESCRITO EXIGIU DAS PARTICIPANTES, PRINCIPALMENTE, A EVOCAÇÃO DE INFORMAÇÕES ADQUIRIDAS ANTERIORMENTE, SENDO ESTA UMA HABILIDADE RELACIONADA À MEMÓRIA QUE REPRESENTA UMA ATIVIDADE COM SIGNIFICATIVA DIFICULDADE PARA PESSOAS COM DI. APESAR DAS DIFICULDADES EXPRESSAS DE QUATRO PARTICIPANTES, VERIFICOU-SE QUE TODAS DEMONSTRARAM CAPACIDADE PARA PRODUZIR UM RECONTO ELENCANDO IDEIAS PRINCIPAIS, PERSONAGENS, ALÉM DA MANUTENÇÃO DA ORDEM DOS EVENTOS NARRATIVOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, RECONTO ESCRITO, SALA DE AULA COMUM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID1700_14082019184135.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NEIDYANA SILVA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "NEIDYANA OLIVEIRA" "autor_email" => "anaydien@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58735 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1624 "inscrito_id" => 1700 "titulo" => "A PRODUÇÃO TEXTUAL DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL INCLUÍDOS NA SALA DE AULA COMUM" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO, FUNDAMENTADO NA TEORIA SÓCIO HISTÓRICA, APRESENTA UM RECORTE DOS RESULTADOS DE UMA PESQUISA DE MESTRADO DESENVOLVIDA NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UFC. NESTE TEXTO, OBJETIVA-SE ANALISAR A PRODUÇÃO ESCRITA DE TEXTOS NARRATIVOS PRODUZIDOS POR ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL (DI), VERIFICANDO, PARTICULARMENTE, OS ELEMENTOS DO ENREDO E SUA MACROESTRUTURA. O ESTUDO, DE NATUREZA QUALITATIVA, APRESENTA OS RESULTADOS DA APLICAÇÃO DE UM PRÉ E PÓS-TESTE QUE CONSISTIRAM NUM RECONTO ESCRITO DE UMA NARRATIVA LIDA PELA PESQUISADORA. PARTICIPARAM DA PESQUISA CINCO ESTUDANTES QUE APRESENTAVAM DI, TODAS MATRICULADAS EM TURMAS COMUNS DE 2º, 3º E 5º ANOS DA REDE MUNICIPAL DE FORTALEZA, CEARÁ. OS DADOS COLETADOS APONTARAM QUE DE CINCO ESTUDANTES, APENAS UMA DELAS DEMONSTROU MELHOR DESEMPENHO NA PRODUÇÃO TEXTUAL ENTRE O PRÉ E O PÓS-TESTE, UMA MANTEVE O MESMO DESEMPENHO, E TRÊS DELAS NÃO AMPLIARAM QUALITATIVAMENTE SEUS DESEMPENHOS DE ESCRITA SUGERINDO REGRESSÃO. VERIFICOU-SE QUE, APESAR DA REGRESSÃO QUANTO AO DESEMPENHO DA PRODUÇÃO TEXTUAL POR TRÊS PARTICIPANTES, DUAS DELAS APRESENTARAM TEXTOS COM MAIOR QUALIDADE QUANTO À REPRESENTAÇÃO GRÁFICA, ASSIM COMO DEMONSTRARAM EVOLUÇÃO NA QUALIDADE DE PRODUTORAS DE TEXTO. CONCLUÍMOS QUE A PRODUÇÃO DE UM RECONTO ESCRITO EXIGIU DAS PARTICIPANTES, PRINCIPALMENTE, A EVOCAÇÃO DE INFORMAÇÕES ADQUIRIDAS ANTERIORMENTE, SENDO ESTA UMA HABILIDADE RELACIONADA À MEMÓRIA QUE REPRESENTA UMA ATIVIDADE COM SIGNIFICATIVA DIFICULDADE PARA PESSOAS COM DI. APESAR DAS DIFICULDADES EXPRESSAS DE QUATRO PARTICIPANTES, VERIFICOU-SE QUE TODAS DEMONSTRARAM CAPACIDADE PARA PRODUZIR UM RECONTO ELENCANDO IDEIAS PRINCIPAIS, PERSONAGENS, ALÉM DA MANUTENÇÃO DA ORDEM DOS EVENTOS NARRATIVOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, RECONTO ESCRITO, SALA DE AULA COMUM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID1700_14082019184135.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NEIDYANA SILVA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "NEIDYANA OLIVEIRA" "autor_email" => "anaydien@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }