ESTE TRABALHO DISPÕE-SE DE UM ESTUDO ACERCA DA IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DE ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM PARA ALUNOS DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II, EM ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE COELHO NETO/MA, ONDE OBJETIVOU-SE PROPICIAR AOS ALUNOS UMA REFLEXÃO A RESPEITO DA PROBLEMÁTICA AMBIENTAL DO NOSSO PLANETA, BEM COMO ANALISAR A LUDICIDADE COMO UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA QUE OS PROFESSORES POSSAM UTILIZAR EM SALA DE AULA COMO TÉCNICA METODOLÓGICA ALTERNATIVA. FOI DESENVOLVIDA UMA DRAMATIZAÇÃO PARA EXPOR O CONTEÚDO DE FORMA RECREATIVA, CONTANDO COM A PARTICIPAÇÃO ATIVA DO. A ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE LÚDICA FOI FEITA DE FORMA QUALITATIVA, AS INFORMAÇÕES FORAM COLETADAS ATRAVÉS DE OBSERVAÇÕES, DE FORMA A ESTABELECER RELAÇÕES ENTRE AS INFORMAÇÕES OBTIDAS NO QUESTIONÁRIO APLICADO AOS DISCENTES E INTERPRETADAS DE ACORDO COM AS ABORDAGENS TEÓRICAS ESTRUTURADAS. OBSERVOU-SE QUE O LÚDICO É INDISPENSÁVEL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA, COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, UMA VEZ QUE OS MESMOS MOSTRARAM-SE PRESTATIVOS E RECÍPROCOS AOS CONTEÚDOS DESENVOLVIDOS, TORNANDO-OS AGENTES ATIVOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO.