ABARCAMOS O TRABALHO DA GEOGRAFIA NO ENSINO BÁSICO, NO CONTEXTO SOCIAL, ONDE SE MOSTRA NA DISCIPLINA CENÁRIOS QUE O EDUCANDO PODE INTERAGIR DA FORMA DE TIPOS DE LINGUAGENS DIVERSAS E INTERAGINDO COM SEU MEIO, ESTUDANDO ALGUNS CONCEITOS COMO PAISAGEM, TERRITÓRIO, LUGAR, REGIÃO ETC. ALGUNS DESSES CONCEITOS PODEM IDENTIFICAR INÚMERAS SITUAÇÕES COTIDIANAS, E TRANSMITIR PENSAMENTOS E CONSCIÊNCIAS ONDE POSSA MOLDAR A PERCEPÇÃO DOS OBJETOS. ASSIM, FOI DEMONSTRADA A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM COMO FERRAMENTA ESSENCIAL PARA A COMUNICAÇÃO. CONTUDO, PARA OS EDUCANDOS EXISTE UMA MANEIRA DE VIVER, EM UM AMBIENTE COTIDIANO DETERMINADO. AS INTERAÇÕES DA GEOGRAFIA COM O MEIO E EXTRAMUROS E INTRAMUROS ESCOLAR ESTÃO SE RELACIONANDO POR DOIS MEIOS QUE ESTÃO LIGADOS O TEMPO TODO. PORTANTO, O AUTOR VYGOSTSKY EM SUA TEORIA SÓCIO-CONSTRUTIVISTA, OBSERVA AS FORMAS DE INTERAÇÃO POR MEIO DE CÓDIGOS QUE AO PASSAR POR OUTRA PESSOA É INTERPRETADO E DETERMINADO COMO LINGUAGEM. AO TÉRMINO DA PESQUISA, CONCORDAMOS EM TER ATINGIDO O PONTO MÁXIMO DO NOSSO OBJETIVO: OBSERVAR A EMERGÊNCIA E O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM NAS DINÂMICAS FEITAS EM SALA DE AULA VISLUMBRANDO A GEOGRAFIA COM UMA FORMA DE LINGUAGEM ALTERNATIVA E, ASSIM, CONSEGUIMOS CONTRIBUIR PARA QUE A LINGUAGEM SEJA CRIADA, DO PONTO DE VISTA DA EDUCAÇÃO, PARA INDICAR COMO INDICADORA DE UMA REFLEXÃO INDEPENDENTE, AUTÔNOMA.